quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Recortando o Sete com Silvio Alvarez – Recortando o sete com Tio Silvio - Oficinas de colagem para crianças com Silvio Alvarez – Oficinas de artes do Tio Silvio - Dicas de artesanato – colagem em caixinha de MDF



Foto: Aline Poli

Olá criançada que já participou das oficinas do Tio Silvio Alvarez. Quem ainda não participou não tem problema, pois um dia vai dar certo de você também participar!

Tudo “bão” com vocês?

De vez em quando o tio aparecerá aqui no blog para dar algumas dicas de atividades com colagem e com outras artes também, que podem ser desenvolvidas por “você em parceria com você mesmo”.

Tudo pode ser feito aí em casa e também contar com a ajuda do papai, da mamãe, da titia, da madrinha, da babá, da vovó, do vovô, do periquito, do papagaio, do cachorro...

De repente vocês trabalham todos juntos e tudo vira uma grande festa, que tal?

Quem inspirou o tio Silvio a começar essas dicas aqui no blog foi a Vivi, que tem 10 anos, mora lá em Sorocaba, interior de São Paulo, e que gosta muito de descobrir coisas legais no computador. Ela usa o computador, mas não para ficar grudada lá e não fazer mais nada legal na vida. A Vivi usa o computador, de vez em quando, para aproveitar essa maravilha que inventaram pra gente pesquisar o mundo, pra ficar mais perto de quem a gente gosta e está longe e ser mais feliz e não para ficar grudado nele e doidinho da silva.

Óia só eu e a Victoria fazendo arte! 


Ah, para fazer essa atividade bacana a gente vai precisar daquela palavrinha mágica que ainda não vende em supermercado... Lembram qual é? Sim, é a paciência.

Além da paciência, veja só o que é legal você ter em casa para te ajudar a fazer as atividades com colagem: tesoura sem ponta, cola em bastão, cola branca (meleca), pincel , uma tigelinha para água (que o tio fez com garrafa pet) e o super-mega-hiper-ultra-blaster-pim-pom-pum rolinho de pintura de 5 cm.


O tio não vai ensinar a fazer, ele vai dar a ideia para que vocês “pensem com o instestino” e descubram, sozinhos, uma forma de realizar a atividade, isso se vocês gostarem do que eu sugeri, é claro.  Ou seja, o tio vai tentar mostrar que é possível pescar, mas não vai arrumar aquelas varas modernas e chiques e nem vai pescar por vocês. Quem já participou de uma oficina com o Tio Silvio e sabe já as dicas de recorte e colagem vai ficar mais fácil, claro.

Óia só o Tio Silvio dando oficina de colagem! 


Foto: Silvio Tanaka

A primeira ideia é um joguinho da velha cachorros x gatos, tudo com recortes de revistas. Olha só que legal.






O tio achou essa caixinha de MDF naquelas lojas de artesanato que a gente adora ir junto com a mãe para deixar ela bem doidinha.

Eu procurei nas revistas duas texturas, uma de cada cor e também fotografias de cachorros e gatos bem do tamanho das pecinhas que estão dentro da caixa.

Vejam só... O tio Silvio não pintou a caixinha, ele recortou e colou texturas coloridas que encontrou nas revistas. Os cachorros e gatos ele também achou nas revistas, recortou e colou em cima das texturas.

O tio Silvio fez essa aí de cima com caixinha de MDF comprada bem baratinho, mas a gente também pode reaproveitar o que já existe e não vai utilizar mais. Por exemplo, uma caixinha de papelão, aquela que a gente ganhou aquele par de meias no Natal. As pecinhas do joguinho da velha podem ser feitas com tampinhas. Essas aí de baixo são tampinhas de cola Pritt, que o tio Silvio usa muito né.


Ah! quem fizer uma caixinha de jogo da velha em casa como o tio sugeriu, tira uma fotografia fotografada e manda a foto por e-mail pra ele poder mostrar aqui. Ou publica o link da foto aqui nos comentários.
Ta "bão", combinado?

Antes de ir embora de forma ida, o tio Silvio quer mostrar para vocês uma música bem legal e que tem uma mensagem bem bacana. A música é do Marcelo Jeneci e fala, assim em resumo, que a gente precisa primeiro de tudo dar valor e gostar da gente mesmo. Que existe uma "porção de um monte" de gente no mundo, mas que só a gente é a gente mesmo, que não tem ninguém no mundo igual “que nem que a gente”.


Bom, por hoje é isso... Espero que vocês tenham gostado da ideia do tio!

Um grande beijo nas alfaces das bochechas de vocês e até a próxima.

Visite o site do Tio Silvio de vez em quando
www.silvioalvarez.com.br 

Contato com Tio Silvio
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br 


3 comentários:

  1. Tio Silvio eu fiz uma caixinha também, mas é um pouquinho diferente :)

    ResponderExcluir
  2. http://www.aartedoturismo.blogspot.com.br/2014/02/colagem-em-mdf_26.html

    Segue o Link

    ResponderExcluir
  3. Ebaaaaaaaaaa Leonardo :D Que lega! Ficou linda tua caixinha, muito obrigado por mostrar aqui, viu!

    ResponderExcluir