quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Oficina de colagem para dependentes químicos – Clínica SulMed – Itapeva – MG – Arte, colagem – dependência química – adictos



Nos dias 22 de novembro e 20 de dezembro de 2013 dei continuidade ao projeto que realizo na Clínica SulMed, em Itapeva – MG, para dependentes químicos. Iniciei o trabalho na SulMed em 2011, a convite da mãe de um jovem que havia sido internado à época. Aceitei o convite e passei a atender a todos os internos e a realizar oficinas na instituição regularmente. 

Orientado pela psicóloga Geani R. Pimenta Corrêa, procurei propor a atividade para que os internos conseguissem externar suas emoções e gerassem material a ser trabalhado terapeuticamente em consultório. 

Como tive a oportunidade de trabalhar com o mesmo grupo em duas datas consecutivas e próximas, na primeira trabalhei o individual e no segundo encontro trabalhei o coletivo. Na primeira oficina, em 22 de novembro de 2014, realizei duas atividades. Na primeira propus a colagem básica de sempre, em papel cartão 15 x 15 cm, com textura de fundo e figura central. Em oficinas para dependentes químicos inicio sempre contando o meu histórico de depressão e passagem por clínicas para criar uma identificação e conseguir uma maior  comunicação com o grupo. 

Na segunda atividade da primeira oficina, propus a colagem em um boneco de papel cartão, que chamo de “As cores das emoções”. Os participantes são convidados a refletirem sobre as cores que poderiam ter as suas emoções e anotá-las em um papel, posteriormente entregue à psicóloga: amor, alegria, esperança, raiva e tristeza. Os participantes buscam nas revistas texturas coloridas e imagens que mais lhes agradem. Em seguida recortam os seus bonecos de papel cartão, como se estivessem desenhando a si mesmos com a tesoura, a exemplo do trabalho de Henri Matisse, e “pintam com papel” utilizando as texturas e colando as figuras escolhidas. 









Já no segundo encontro deixei que os participassem se dividissem em dois grupos e propus a criação e produção coletiva de dois quadros em colagem sobre MDF 60 x 40 cm. 



Mais fotos das oficinas de colagem na Clínica SulMed

Nenhum comentário:

Postar um comentário