segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Oficina de Colagem para professores no XII Congresso e Feira de Educação Saber 2013 - A Colagem como ferramenta didática de conscientização ambiental e para o ensino da arte



No dia 21 de setembro de 2013 tive a grande alegria de participar, com uma oficina de colagem para professores, do XII Congresso e Feira de Educação Saber 2013, promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. 


De todos os novos caminhos que a minha carreira de artista plástico trouxe para a minha vida, é no contato com educadores que encontro a convicção de que meu trabalho de colagem pode, de fato, contribuir para o futuro da nossa coletividade. Em oficinas para professores tenho a oportunidade de apresentar com mais detalhes o conceito que defendo, do emprego da colagem como ferramenta didática de conscientização ambiental e para o ensino da arte. 

A colagem, além de estimular a criatividade na expressão por meio da renovação de imagens, ao possibilitar a desconstrução e construção de cenas cotidianas, pode atuar também como eficiente instrumento de arteterapia, possibilitando o treinamento do raciocínio e da coordenação motora.


Utilizada há muito como ferramenta didática nas escolas, na contemporaneidade, com o aquecimento global, entre outros problemas ambientais, a colagem ganha uma outra importante função: a de auxiliar na conscientização a cerca da importância da reciclagem dos materiais. 







O Brasil recicla cerca de 3,5 milhões de toneladas de papel por ano (quase metade da sua produção), mas muita coisa ainda vai para o lixo. O papel que acabar em um aterro, durante sua decomposição, solta o gás metano, que se perde na atmosfera e contribui para o efeito estufa. (fonte: site Planeta Sustentável). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário