terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Doação de revistas – reciclagem artística – colagem solidária – arte e conscientização ambiental – arte e reciclagem.


Hoje escrevo para agradecer todos aqueles que me pensam em meu trabalho na hora de destinar as suas revistas. A iniciativa de vocês tem me ajudado muito. Como a quantidade de doações aumentou consideravelmente, hoje tenho muito mais facilidade para criar, a imaginação passou a não ter mais limites.


Hoje, a grande maioria do material empregado nos meus trabalhos vem de doações de moradores da cidade que escolhi para viver há 17 anos, Joanópolis, uma pacata e acolhedora estância turística a 100 km de São Paulo. Infelizmente ainda não tenho como aceitar grandes doações de São Paulo ou de outros estados, apenas de quem pode trazer as revistas aqui em meu ateliê em Joanópolis.

Não vou citar todos os nomes para não correr o risco de esquecer alguém. O que me deixa muito feliz é que as pessoas passaram a associar a destinação das suas revistas ao meu trabalho. Penso que este é um dos grandes baratos da colagem, promover e estimular o reaproveitamento dos materiais. Tudo o que chega aqui de doações é devidamente reaproveitado: retiro texturas e imagens para os meus quadros, encaminho revistas para as minhas oficinas de colagem e o que sobra vai para a reciclagem. 

O que me motivou a escrever este post foi a mensagem que recebi esses dias no Facebook da querida amiga Clau D'Albuquerque Olliva, que reside nos Estados Unidos: Silvio, retirei as páginas das revistas que achei que poderiam mais te interessar e te enviei pelos Correios. 


Na minha exposição no Conjunto Nacional, Avenida Paulista, em outubro de 2013, na qual permaneci de plantão por 15 dias, constatei essa mágica. As pessoas vêem os quadros e têm a vontade de me doar suas revistas, catálogos e o que mais consideram importante para o meu trabalho: bandejas de isopor, por exemplo.


Com a artista plástica Annemarie Hoffmann Spatz e a sacola com belíssimos 
catálogos de exposições Naif, um tesouro doado.  

Tenho muita satisfação de contar que os visitantes da minha exposição retornavam nos dias seguintes e deixavam revistas guardadas dentro dos expositores, no final havia uma grande quantidade delas. 

Contato Silvio Alvarez


Nenhum comentário:

Postar um comentário