sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Recortando o Sete com tio Silvio – Recortando o sete com Silvio Alvarez - Oficinas de colagem para crianças com Silvio Alvarez – Oficinas de artes do Tio Silvio – atividades para crianças – máscara de carnaval em colagem


Olá pessoal, tudo “bão”? Tudo certinho? 

Hoje o Tio Silvio tem mais uma dica bem legal de atividade arteira com colagem para a gente fazer em “parceria com a gente mesmo”. Quem deu a ideia dessa atividade pro tio foi um amigo bem arteiro dele, o Leonardo Giovane. O Leonardo teve a ideia de fazer uma máscara de carnaval com colagem. 

Como o Tio Silvio vai desfilar no carnaval em duas escolas de samba esse ano, a Unidos da Cola Pritt e a Acadêmicos da Tesoura Sem Ponta, ele adorou a ideia. 


Quem já participou de uma oficina de colagem com o Tio Silvio, vai ficar mais fácil entender a atividade por causa das dicas de recorte e colagem que ele costuma dar, mas quem ainda não participou dá pra fazer do mesmo jeitinho. Qualquer coisa é só pedir a forcinha de um adulto criança que esteja por perto! 

Comecemos pelo “começo do início”. Procure uma capa de revista que seja mais grossa do que as páginas normais. Algumas capas de revistas são bem grossas e ideais para o que vamos fazer hoje. Depois de achar, recorte um pedaço dessa capa no tamanho 20 cm de largura x 10 cm de altura. 


Pegue esse pedaço de papel grosso 20 x 10 cm e dobre bem no meio. Aí é só riscar com caneta só de um lado com o tipo de desenho de máscara que a gente mais gostar. 


 Depois de dobrado e riscado é só recortar com a nossa tesoura sem ponta. Com o papel dobrado, do jeito que a gente riscou e recortou de um lado vai sair igual do outro. Parece coisa de mágico! 


Com a máscara recortada podemos riscar os olhos. É só lembrar direitinho do formato dos nossos olhos e riscar o papel.  Quem for muito “preguicento” pra pensar e lembrar do formato de um olho é só ir se ver no espelho. 



Recorte os olhos. Não tem problema se recortamos a máscara para chegar até os olhos, porque como vamos fazer colagem por cima depois, aí vai ficar tudo bem coladinho e unido "traveis". 


Agora voltamos às revistas e procuramos texturas bem bonitas que a gente mais goste. Como essas aí embaixo ó. Óia só que legais as texturas que o tio encontrou!


 Aí é só recortar as texturas como a gente quiser e colar nas máscaras. A colagem das texturas fazemos com cola em bastão e depois de tudo pronto, como o pincel e o rolinho super-mega-hiper-ultra-blaster-pim-pom-pum, a gente aplica a cola branca (meleca) para proteger, para meio que plastificar o trabalhinho de colagem e a máscara durar mais.


Depois da colagem pronta e protegida pegamos um palitão daqueles de churrasco ou aquelas varetas que a gente usa para fazer pipa, papagaio. É só grudar o palito usando um pedaço pequeno de papel de revista colado com cola em bastão, na parte de trás da máscara. Se não tiver nem palito de churrasco, nem vareta, é só pegar umas três páginas de revistas juntas e enrolar até virar um palitão feito com páginas de revistas. Passe cola branca no final pro palitão de página de revista não desfazer. 




O tio fez 4 modelos de máscara com vários tipos de textura, olha só. 
Que tal? 


Agora é vestir a fantasia e pular até virar canguru!

Quem fizer a máscara em casa o tio pede "por favor do obséquio" pra que "fotografe de forma fotografada" e mande a foto pro tio poder mostrar aqui no blog, tá bão? 

Os professores podem aproveitar a atividade e propor uma pesquisa a respeito de como nasceu o carnaval e de como surgem as manifestações culturais de uma forma geral, de como são preservadas passando de geração para geração.  

Beijos nas alfaces das bochechas de todos e até a próxima! 

Visite o site do Tio Silvio de vez em quando
www.silvioalvarez.com.br 

Contato com Tio Silvio
silvioalvarez@uol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário