domingo, 16 de fevereiro de 2014

Exposição Colagem de Silvio Alvarez no Conjunto Nacional 2013 – Avenida Paulista – Collage Art – Arte e conscientização ambiental


Com produção da Gaia Brasil, de Rose Meusburger, e apoio da Celophane Cultural, Secretaria de Educação e Cultura da Estância Turística de Joanópolis, Jawa Gestão Empresarial e Cooperaacs, realizei pelo segundo ano consecutivo (2012 – 2013), de 13 a 26 de outubro de 2013, exposição no Conjunto Nacional – Avenida Paulista, em São Paulo. 



Com população fixa de 15 mil pessoas/dia e população flutuante de 30 mil pessoas/dia o Condomínio Conjunto Nacional desenvolve há muito projetos que aliam arte e conscientização ambiental. 



Condomínio Conjunto Nacional – 55 anos de História 

Há 20 anos, o Condomínio Conjunto Nacional criou o programa permanente de coleta seletiva como exemplo de um trabalho bem sucedido de reciclagem de resíduos. Uma enorme responsabilidade social que começou numa época em que esses termos eram poucos utilizados e conhecidos.

A cada mês, cerca de 17 toneladas de papel, plástico, vidro e alumínio são reciclados (17% do volume coletado). O programa se tornou um posto de entrega voluntária para vários edifícios localizados na região, e é modelo na cidade de São Paulo. (fonte: site CCN) 


Com Vilma Peramezza, administradora do Condomínio Conjunto Nacional 

Visitada integralmente por pelo menos 5 mil pessoas, a exposição 2013 no Conjunto Nacional reuniu minha produção mais recente, com destaque para a releitura em colagem do painel central do tríptico O Jardim das Delícias, de Hieronymus Bosch, que levou 4 anos para ser produzida, e o painel Uma Outra Árvore. 












Nessa edição tive a oportunidade de permanecer no local da mostra produzindo os meus quadros e recebendo o público. Recebi e conversei com pessoas de todas as faixas etárias, de todas as partes do Brasil.






Louis é um garoto por volta dos seus 7 aninhos de idade, estudante do Liceu Pasteur francês e passava praticamente todos os dias pela exposição ao retornar da Escola, com a irmã e a babá. Louis vinha sempre acompanhado de um pacote de figurinhas do Pokemon. Certo dia brinquei com ele que tais figurinhas seriam ótimas para recortar. Nos últimos dias da exposição ele surge de surpresa com um presente, uma figurinha do Pokemon que ele tinha repetida. Obrigado Louis, ela está aqui comigo, muito bem guardada. 


A artista plástica Annemarie Hoffman Spatz visitou minha exposição algumas vezes e nos últimos dias me trouxe de presente a sua coleção de catálogos de obras Naif, um tesouro.












Mais fotos da exposição 

Site Conjunto Nacional 

Contato Silvio Alvarez

Um comentário: