terça-feira, 22 de abril de 2014

Oficina O Meu Livro - colagem, pintura e desenho – Oficina para crianças do Abrigo Municipal de Joanópolis – Atividade para crianças – Dia Nacional do Livro Infantil – Oficina de produção de livro


No dia 21 de abril realizei mais uma oficina para as crianças do Abrigo Municipal de Joanópolis. O tema da atividade foi o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato.



A ideia é despertar o hábito da leitura, mas não como uma imposição, e sim fornecendo argumentos para que as próprias crianças cheguem à conclusão que ler pode ser mesmo muito legal.



Iniciei a atividade apresentando o desenho animado canadense “A menina que odiava livros”.



Em seguida apresentei o livro Olhos da Terra, da escritora Ana Maria de Andrade para o qual produzi ilustrações em colagem com fotos de Fábio Carnaval. Pedi  para que uma das crianças lesse o livro em voz alta.



Li para as crianças um trecho do livro “Os cinco sentidos” de Bartolomeu Campos de Queirós.


Falei sobre a vida de Monteiro Lobato , sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo e sobre os principais personagens. Conversamos sobre as diversas versões do Sítio levadas à TV. 




Por fim, propus às crianças a criação de uma estória, que escrevessem e ilustrassem um livro com quatro páginas feitas de cartolina. Fiz alguns furos com furador e coloquei uma fita para prender. O livro tinha que ter começo, meio e fim, e na confecção as crianças ficaram livres para utilizar a técnica que preferissem: colagem, desenho ou pintura.
















Contato com Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br
www.silvioalvarez.com.br

Um comentário:

  1. Que lindo, Silvio! Amei a produção das crianças na sua oficina! Tenho muito orgulho deste trabalho que fizemos juntos no "Olhos da Terra". Parabéns e sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir