sexta-feira, 18 de abril de 2014

Oficina de arte - colagem – Oficina do Só Eu Sou Eu na Escola Vicente Camargo Fonseca – Joanópolis – Programa Escola da Família - Atividade artística socioeducativa




Nos dias 10, 11, 12, 13, 17 e 18 de março realizei oficinas de colagem do Projeto Artistas do Futuro para cerca de 550 jovens da Escola Vicente Camargo Fonseca, em Joanópolis - SP. O retorno, por parte dos alunos, professores e direção, foi tão positivo que a continuidade do projeto tornou-se absolutamente natural. Como todo o apoio da diretora Dirce Santos e da Secretaria de Educação e Cultura realizarei atividades mensais aos sábados dentro do Programa Escola da Família, coordenado há muito tempo na escola, e com grande empenho, por Maria Helena Nogueira Fanti. 


A primeira oficina na Escola Vicente dentro do Programa escola da Família aconteceu no dia 12 de abril de 2014, sábado, das 9:30 às 11:30 e contou com a presença de aproximadamente 15 jovens. 
Para este primeiro encontro levei aos jovens a oficina do Só Eu Sou Eu. A oficina do “Só Eu Sou Eu” é inspirada na canção de mesmo nome do cantor e compositor brasileiro Marcelo Jeneci e tem a finalidade do fazer artístico propondo também uma reflexão do participante a respeito de si mesmo como ser único e especial. 

“Na História da Humanidade todinha não haverá jamais alguém igual a gente”.

“A ciência pode até nos copiar por fora, a embalagem, mas não conseguirá reproduzir nossas emoções e toda a nossa história de vida”. 

Apresento um mapa-mundi e peço que as crianças digam o número de habitantes de sua cidade, depois, do Brasil e concluo com a população mundial atual, de 7 bilhões. Brinco com a quantidade de zeros.



Proponho que as crianças pensem na localização e no tamanho de sua cidade, no tamanho do Brasil e do mundo. Em seguida, apresento dois vídeos sempre falando das belezas do mundo e da biodiversidade. 







Para falar das pessoas e de suas maravilhosas e indispensáveis diferenças apresento o meu quadro de colagem “Qual é a Tua!?” com a montagem de 165 rostos.



Falo, com a forma lúdica de sempre, do conceito de que cada um de nós é único e especial e apresento a canção de Marcelo Jeneci “Só Eu Sou Eu”. 




Só Eu Sou Eu - Marcelo Jeneci 

Tem muita gente tão bonita nessa Terra
Nas minhas contas são 7 bilhões mais eu
Tem Ronaldinhos e Rainhas da Inglaterra, 
Mas nada disso muda que só eu sou eu.
Só eu sou eu, só eu sou eu, 
Além de mim não tem ninguém que seja eu. 
Só eu sou eu, só eu sou eu, 
Além de mim não tem ninguém que seja eu. 

Tem muita gente tão bonita nessa Terra
Nas minhas contas são 7 bilhões mais eu
Tem Ronaldinhos e Rainhas da Inglaterra, 
Mas nada disso muda que só eu sou eu.
Só eu sou eu, só eu sou eu, 
Além de mim não tem ninguém que seja eu. 
Só eu sou eu, só eu sou eu, 
Além de mim não tem ninguém que seja eu. 

Vem cá menina 
Vem brincar comigo
Que outra criatura igual jamais nasceu
Vem cá menino
Vamos lá juntinho
Ainda bem que a gente é você e eu.
Você e eu, você e eu.
E cada um, é cada um e cada eu.
Você e eu, você e eu.
E cada um, é cada um e cada eu.

Em seguida apresento trecho do videoclipe de Michael Jackson – Black or White, que também trata da diversidade



Proponho, então, que cada criança produza uma colagem em um boneco de papel cartão representando ele próprio, como se estivesse se fazendo um carinho ou se arrumando para uma festa ou para um passeio bem legal.  O boneco base de papel cartão pode tanto ser previamente preparado (como nesse caso) ou desenhado e recortado pela própria criança.






A criança procura nas revistas uma textura de fundo para “pintar” o boneco com papel colorido e procura também pequenas figuras de coisas que ela goste muito para colar sobre a textura no final. Além da colagem no bonequinho, sugeri também que cada participante produzisse uma placa bem enfeitada e com o seu nome.










Contato Silvio Alvarez

Nenhum comentário:

Postar um comentário