quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Colagem - este quadro tem história: Morro do silêncio


Há cerca de um ano, por intermédio do Twitter, conheci Mônica Amoroso, diretora da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller, localizada no bairro da Aclimação, em São Paulo.

Quando nos conhecemos, ainda virtualmente, falou do seu trabalho frente à escola e mostrou o vídeo abaixo produzido por alunos e professores da EMEBS Helen Keller. Na ocasião, prometi que um dia ainda realizaria oficinas de colagem na Escola.


A EMEBS Helen Keller comemora 60 anos de existência, foi fundada em 13 de outubro de 1952 e é a 1º escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. O atendimento especializado foi ampliado e hoje a escola é voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Ao assistir ao vídeo apresentado por Mônica Amoroso fiquei bastante emocionado, sobretudo com todo o bom humor demonstrado por alunos e professores. Concluí que mesmo tendo total ciência da existência de pessoas com este tipo de deficiência, que eu também fazia parte do universo de pessoas que desconheciam a realidade de um surdo em nossa sociedade.

Como que em um passe de mágica, surgiu em minha mente a ideia para o quadro Morro do silêncio, com um passe-partout de orelhas e com um morro de mãos, representando a linguagem de Libras.


Morro do Silêncio – colagem sobre MDF – 40 x 30 cm - 2012

Realizei a primeira oficina de colagem na EMEBS Helen Keller no dia 10 de setembro de 2012, justamente no dia da abertura da minha exposição no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.


Bastante tocado pela experiência vivida, a convite da diretora, retornei no dia seguinte para realizar atividade para cerca de 40 alunos adultos do período noturno.


Escrevo este post em 25 de outubro de 2012 e prossigo realizando oficinas de colagem na EMEBS Helen Keller, tendo agora como objetivo atender a todos os alunos da instituição. As oficinas que realizo na escola terão em breve, neste espaço, um post detalhado com todas as informações técnicas das atividades para que outros profissionais em todo o Brasil possam fazer uso da minha experiência, em benefício da comunidade surda.

Ao realizar as oficinas na escola tive a sensação de que o quadro “Morro do silêncio” precisava seguir seu caminho, que não mais me pertencia. Sendo assim, no dia 28 de setembro de 2012 oficializei a doação do quadro à EMEBS Helen Keller, entregando-o à diretora Mônica Amoroso.



Surdo HK - Blog dos alunos e professores da EMEBS Helen Keller
http://surdohk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário