quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Colagem - este quadro tem história: O senhor das orquídeas


Hoje, dentro da série “Este quadro tem história” conto como nasceu a inspiração para o quadro “O senhor das orquídeas”, que faz menção e traz a foto do pesquisador Roberto Kautsky . Este trabalho foi apresentado na exposição “Silvio Alvarez”, realizada de 10 a 22 de setembro de 2012, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo. 


                    O senhor das orquídeas - colagem sobre MDF - 50 x 40 cm - 2012 

Certo dia estava no Twitter quando acabei deparando com o perfil do Instituto Kautsky na rede social.  A logomarca do Instituto, o desenho de uma orquídea, chamou minha atenção e fui conferir o blog e o site.


Li a biografia de Roberto Kautsky e fiquei impressionado com sua determinação e com a notoriedade conquistada mundo afora, mesmo sendo autodidata.  Resolvi pesquisar mais a respeito, e quanto mais pesquisava, mais admirava o seu amor e dedicação à natureza.
  
Mas a ideia para o quadro “O senhor das orquídeas” veio alguns dias depois, quando, por “coincidência” ou surpreendente sincronicidade, ao folhear uma revista, achei a foto de Roberto Kautsky fotografando uma bromélia.  Neste momento, a ideia para o quadro veio prontinha em minha mente.  

O quadro “O senhor das orquídeas” é uma singela homenagem a este brasileiro que amou a natureza de verdade. 

Roberto Anselmo Kautsky (1924-2010), filho de pai austríaco e mãe alemã, teve uma vida dedicada às pesquisas e descobertas de espécies de plantas. Ele viveu praticamente a vida toda em Domingos Martins - a 42 quilômetros de Vitória – ES, como um dos maiores pesquisadores de orquídeas e bromélias. A paixão pelas flores começou logo aos 9 anos de idade incentivado pelo pai que também foi um amante e protetor da natureza.

Orquidófilo e bromeliófilo, autodidata no estudo de plantas e bichos da Mata Atlântica, é conhecido também como o "Senhor das orquídeas". Roberto Kautsky descobriu mais de 1.150 espécies, todas publicadas e catalogadas em países como Alemanha, Japão e Estados Unidos. É sem dúvida, um símbolo da determinação e do trabalho incansável pela natureza.


Foto: Instituto Kautsky 

Homem simples, alegre, determinado, curioso, amante e preservacionista da natureza e da vida, é citado com respeito entre os cientistas devido às pesquisas e descobertas que contribuíram para a ciência.

Como se não bastasse o trabalho com as orquídeas e Bromélias, Roberto Kautsky fundou, em 2003, o Instituto Roberto Carlos Kautsky, em homenagem ao pai, que oferece a moradores de Domingos Martins e visitantes, o contato direto com o meio ambiente. O instituto também promove atividades de educação ambiental e de estímulo a reciclagem.

O Senhor das Orquídeas acreditava que viver com qualidade é estar em harmonia com a natureza, consigo mesmo e com os outros.

Site do Instituto Kautsky
http://www.institutokautsky.org.br/

Blog do Instituto Kautsky
http://institutokautsky.blogspot.com.br/ 

Biografia de Roberto Kautsky – Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Kautsky

Artigo da Gazeta OnLine - “Morre empresário Roberto Kautsky, o orquidófilo mais respeitado do mundo”
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/05/642659-morre+empresario+roberto+kautsky+o+orquidofilo+mais+respeitado+do+mundo.html

Um comentário:

  1. O trabalho de Silvio Alvarez não é e nunca será só um amontoado de papeizinhos cortados e alinhados numa tela. Todas as obras tem uma história e vale a pena conhecê-la antes de comprar a obra!

    ResponderExcluir