sábado, 6 de outubro de 2012

Arte e Criatividade - Crianças...


Trabalhar com crianças é poder ser quem você é. É ter a chance de viver sem máscaras. É ouvir tudo na lata, só o que precisa ser dito, de verdade, e sem hipocrisia. Trabalhar com crianças é descobrir a cada dia que o ser humano ainda tem jeito. 

É poder viver intensamente como se ainda fosse uma criança, que nem mesmo os cabelos brancos impedem de ser. 


Trabalhar com crianças é poder constatar que a beleza da vida está em outro lugar, em um lugar diferente daquele em que sempre nos disseram que estaria. 

Hoje achei legal relembrar uma historinha que este vosso amigo arteiro vivenciou no dia-a-dia das oficinas e que, a meu ver, ressalta a espontaneidade e o poder das crianças. 

No Espaço Curumim do SESC Consolação, em São Paulo, em 2011, durante uma oficina de colagem, uma menina de 7 anos mergulha intensamente na atividade, esquecendo todos os amiguinhos que estavam à sua volta e até mesmo o pai que a havia levado até ali. O que lhe interessava somente naquele momento era o trabalhinho de colagem com recortes de revistas que o tio de cabelos brancos havia proposto há pouco.


Depois de quase duas longas horas de árduo processo criativo, com praticamente toda a textura de fundo já colada e com a imagem de uma mão espalmada como figura central, enfim, com o quadrinho de colagem quase pronto, ela me chama e diz:

- Professor, me ajuda a encontrar uma outra mão igual a essa? 
- O que você quer fazer? 
- É que com uma outra mão, só que virada para o outro lado, farei uma borboleta. 


Por mais ingênuo e romântico que possa parecer, outro dia eu disse algo que escapuliu durante uma oficina que realizei na FAAT, em Atibaia, para cerca de 80 alunos dos cursos de Pedagogia e de licenciatura de Artes Visuais, e que quero repetir aqui:

Eu acredito, de verdade, que os professores de arte podem mudar o mundo. 







 Fotos: oficinas do Projeto Artistas do Futuro em Joanópolis - SP 
Iniciativa ONG Pró-Joá – Casa de Cultura 

Não existe criança que não goste de artes plásticas, música, teatro, cinema... 
Não existe criança sem criatividade... O que podem existir são crianças sem referências.  



Contato para oficinas
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br 

4 comentários:

  1. Por isso acredito no meu trabalho de formadora de professores que objetiva, ente outras coisas, ampliar o olhar estético e artistico dos professores , de modo que eles possam multiplicar essa experiência e contribuir para que os alunos possam ser cidadãos mais críticos e criativos.Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço tua atenção, Ioneide. Parabéns pelo trabalho que desenvolve em Teresina e pelo trabalho com fanzines que divulga por todo o Brasil! Um grande abraço deste seu amigo arteiro.

    ResponderExcluir
  3. Sou professora e psicopedagoga e utilizo muito a arte no meu trabalho. acredito que ela é o caminho para elaboração de muitos conteúdos internos, é o caminho para a expressão com beleza e poesia, é o caminho para a cura da alma, para o encontro do ser consigo mesmo e com o mundo. parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Rita! Agradeço tua visita e atenção :D

    ResponderExcluir