segunda-feira, 2 de julho de 2018

Patrícia Pinna e Silvio Alvarez realizam o curso Arteterapia, Colagem e Mito Pessoal na pós-graduação em Mitologia Criativa da UNIP Paraíso e na pós-graduação da UNIP Brasília





No dia 30 de junho de 2018 realizei, com a Profa. Patrícia Pinna Bernardo, o curso Arteterapia, colagem e mito pessoal: as narrativas da alma, na pós-graduação em Arteterapia da UNIP Paraíso, em São Paulo . 


Patrícia Pinna Bernardo e Silvio Alvarez

O curso traz os fundamentos da Arteterapia de base junguiana, o recurso da colagem: história, técnica e aplicações, mito pessoal e criação narrativas e a colagem como recurso em Arteterapia.



O curso também foi realizado na pós-graduação em Arteterapia da UNIP Brasília – DF, no dia 9 de junho de 2018. 



Conheci Patrícia Pinna Bernardo em 2004, apresentada por uma amiga em comum que desejava me mostrar a colagem que a arteterapeuta havia produzido em seu piano. Foi Patrícia que me revelou que a técnica da colagem havia servido como forma de expressão intuitiva e que havia me auxiliado na cura de um processo depressivo (Arteterapia).  



Em 2008, a Profa. Patrícia Pinna Bernardo me convidou para dar aulas na UNIP Paraíso, que prosseguem até hoje. As alunas da pós-graduação em Arteterapia da UNIP têm, durante todo o curso, duas aulas de colagem com Silvio Alvarez.   





Além de professor da pós-graduação em Arteterapia, coordenada por Patrícia Pinna Bernardo, criamos e realizamos em conjunto o curso Arteterapia, colagem e mito pessoal: as narrativas da alma. A ideia é que o curso viaje por todo o país. 

No curso, além da parte teórica, busco transmitir todas as informações técnicas para a produção de colagem, do básico ao avançado, incluindo perspectiva. Durante o curso, cada participante produz um quadro de colagem sobre papel cartão.





Contato com Patrícia Pinna Bernardo 
pat.pinna@uol.com.br
(11) 99136 4430
http://patriciapinna.blogspot.com/

Contato com Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br
(11) 971199050
http://www.silvioalvarez.com.br/

Um comentário:

  1. Bom dia
    Mais que um, uma oportunidade de viver um momento terapêutico capaz de produzir emoções renovadoras, trazer à tona a alegria de pertencer, de ser e de estar presente em cada ato que compõe a historia de nossa vida. Obrigada

    ResponderExcluir