domingo, 22 de julho de 2018

Lidia Lacava e Silvio Alvarez realizam no SIEEESP o curso FERRAMENTAS DE SUPORTE PARA O DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIAS, DISTÚRBIOS OU SÍNDROMES UTILIZANDO A TÉCNICA DA COLAGEM





No dia 19 de julho de 2018, das 8 às 17 horas, ao lado da psicopedagoga e arteterapeuta Lídia Lacava, realizei o curso FERRAMENTAS DE SUPORTE PARA O DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIAS, DISTÚRBIOS OU SÍNDROMES UTILIZANDO A TÉCNICA DA COLAGEM, na sede do SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo.



Sou artista plástico autodidata e escolhi (ou fui escolhido) pela arte da colagem, intuitivamente, ao superar um momento difícil de minha vida. A partir de 2006 comecei a realizar oficinas de arte para os públicos mais variados, sobretudo crianças de escolas públicas, somando mais de 25 mil pessoas até o momento. Em 2008 passei a dar aulas na pós-graduação em Arteterapia da Unip, curso coordenado por Patrícia Pinna Bernardo, e a buscar experiência de campo realizando oficinas voluntárias para públicos com deficiência.



No curso, realizado no SIEEESP, a partir da minha história de vida e da experiência adquirida nas oficinas de colagem realizadas Brasil afora, busco demonstrar o potencial da colagem no auxílio do diagnóstico para encaminhamento das mais variadas deficiências ou dificuldades sociais e de aprendizado. Apresento também um resumo da História da Collage, uma grande variedade de aplicações da técnica em sala de aula e cada participante ainda produz três trabalhos com recortes de revistas.




O curso foi realizado em parceria com a psicopedagoga e arteterapeuta Lidia Lacava, que apresentou as especificidades técnicas do emprego da expressão artística da colagem em sala de aula.



Em sala de aula, a colagem, além de trabalhar a coordenação motora, estimular a criatividade e ressaltar a importância do reaproveitamento de materiais, possibilita aos educadores um meio eficaz de contato com a realidade do aluno de forma simbólica mais profunda. Oportuniza, também, a identificação antecipada de possíveis dificuldades nas áreas cognitiva e afetiva que poderiam colocar em risco o bem-estar da criança, se não houver um encaminhamento mais rápido e efetivo de cunho preventivo.





Tudo aquilo que faz parte do nosso dia a dia está presente nas revistas, já pronto e à disposição, mesmo que de forma simbólica. E é o símbolo, justamente, que pode fornecer a chave para a compreensão, encaminhamento e tratamento de possíveis dificuldades de aprendizado identificadas em sala de aula, das mais simples às mais complexas. 

Agradeço a Lidia Lacava pela confiança e oportunidade de parceria, às alunas desta primeira turma e à toda equipe SIEEESP por todo o suporte e carinho da acolhida!



Leia também o artigo A técnica da colagem como ferramenta expressiva em educação http://silvioalvarez.blogspot.com/2018/07/a-tecnica-da-colagem-como-ferramenta.html

Silvio Alvarez – artista plástico paulistano, autodidata, dedica-se à técnica da colagem desde 1989. O artista produz em um processo inteiramente manual.  As imagens são recortadas de revistas, uma a uma, sem que sejam multiplicadas ou ampliadas, para compor um mundo novo, mágico e surreal. Criador do projeto Artistas do Futuro, realiza oficinas para públicos de todas as faixas etárias, nas quais, sempre de forma lúdica, aliando conceitos de arte – criatividade – sensibilidade – conscientização ambiental, busca ressaltar o potencial criativo do ser humano. 

Contato Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br (11) 97119-9050
www.silvioalvarez.com.br                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário