quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Promessa da escultura, Matheus Reis, revelado pelo Projeto Artistas do Futuro, produz peça em tamanho natural apenas com arame.




Em setembro de 2016, Matheus Reis deu mais um importante passo na recém iniciada carreira. A pedido de sua escola, EE Desolina Betti Gregorin, de Irapuã, produziu escultura em arame em tamanho natural e, durante a comemoração cívica semanal expôs outras esculturas e concedeu entrevistas aos alunos e ao Grêmio estudantil. 





O jovem escultor Matheus Reis, foi revelado durante as oficinas de colagem do Projeto Artistas do Futuro na Escola Profa. Desolina Betti Gregorin, na cidade de Irapuã – SP, em 2015. As oficinas na escola aconteceram, à época,  por  iniciativa da professora de artes Paula Ronchi.

Na ocasião das oficinas na escola, Matheus me procurou para contar que desde muito pequeno faz esculturas em arame. Com um pequeno alicate ele vai enrolando diversos tipos de arame até atingir o formato que deseja. 



“Sabe professor, eu fazia estes trabalhos com arame, mas alguém me disse que era perda de tempo, então eu parei de fazer”. Assim me contou Matheus Reis.

Voltei para casa e comecei a pensar o que eu poderia fazer de efetivo para que o potencial artístico do Matheus fosse desenvolvido. Entrei em contato com a Fundação Victor Brecheret, em São Paulo e, para a minha surpresa, alegria e honra, fui atendido pela filha de Victor Brecheret, Sandra Brecheret, autora de diversos livros sobre a obra do consagrado escultor brasileiro.


Profa. Paula Ronchi, Matheus Reis e Euclides Baraldi

Sandra enviou livros de sua autoria para que Matheus tomasse contato com a obra de Victor Brecheret, presenteou o jovem com material de desenho e, além disso, indicou o artista a Euclides Baraldi, da Fundiart, tradicional fundição de metais não ferrosos (alumínio, bronze e latão), especializada em obras de artes, bustos, monumentos de grande porte entre outros.

Euclides Baraldi, que trabalhou e trabalha com grandes nomes da escultura nacional, ofereceu a oportunidade do jovem Matheus Reis fazer um estágio educativo durante uma semana nas instalações da Fundiart, na cidade de Piracicaba, o que ocorreu em janeiro de 2016. 




Graças, sobretudo, a orientação e apoio dos pais, à disposição da professora Paula Ronchi, ao reconhecimento e oficialização da direção da Escola Profa. Desolina Betti Gregorin, ao apoio da Henkel (Cola Pritt) – parceria ADRAT, ao suporte da produtora Rose Meusburger (Gaia Brasil) e apoio da arteterapeuta Maria Estela Monteiro e de outros amigos locais, o jovem Matheus Reis, então com 16 anos de idade, visitou a Fundiart e passou uma semana na cidade de Piracicaba para assimilar novas noções sobre a maravilhosa arte da escultura, de 25 a 29 de janeiro de 2016, acompanhado de sua mãe. 



Na Fundiart, cercado de profissionais da área e convivendo com artistas de outros países, Matheus teve a certeza do que queria, de fato, para a sua vida, ser um escultor.

Matheus Reis segue em frente sempre com muito esforço e dedicação. Agradeço à escola Desolina por acreditar no talento de seu aluno e por incentivá-lo e à Profa. Paula Ronchi pela iniciativa de levar o Projeto à escola.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário