quinta-feira, 4 de abril de 2013

Oficinas de arte para idosos – Oficina de pintura em tecido com Tatiani Oliveira – Lar São Vicente de Paula – Joanópolis


No dia 4 de abril de 2013 realizamos mais uma oficina de artes no Lar São Vicente de Paula, em Joanópolis. A atividade, denominada Oficina das Flores, foi de pintura em tecido coordenada por Tatiani Oliveira e contou com a participação especial da fotógrafa KK. Alcovér. Além da atividade artística, a oficina teve como objetivo trabalhar a memória afetiva olfativa. 


Iniciamos com o estímulo ao olfato apresentando aos idosos ramos de lavanda, hortelã, manjericão, dama da noite, alecrim, entre outros e algumas flores. Propusemos que lembrassem e mencionassem cheiros que tivessem marcado suas vidas. 

 Foto: KK. Alcovér

 Foto: KK. Alcovér


Como complemento ao estímulo, KK. Alcovér apresentou fotografias de sua autoria com flores de todos os gêneros. Os idosos e funcionários receberam uma flor de papel cartão como lembrança.  


Na sequência partimos para a pintura em tecido, coordenada por Tatiani Oliveira. Com tinta própria para tecido os idosos puderam escolher se pintavam com pincel ou com os dedos. Cada pedaço de pano pintado será costurado aos demais e irá compor uma toalha para o Lar. 



Foto: KK. Alcovér

O resultado foi maravilhoso. Aparentemente devido à regularidade de realização das atividades (mensal), a participação tem aumentado e é também notável a alegria e o empenho crescentes dos idosos. 















Foto: KK. Alcovér

A Oficina das Flores contou com o suporte das profissionais Aline Poli, Juliana Antonia Campos,  Mariane Carvalho e com a equipe de voluntários composta por: Ruth Padula Hohagen, Tatiani Oliveira, Paula Tucci, Mércia Bogres, KK. Alcovér e Carolina Del Vecchio Nunes. 







Confira os posts sobre as outras oficinas realizadas no Lar São Vicente de Paula

1° e 2° oficina - Colagem http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/10/oficina-de-colagem-para-idosos-lar-sao.html

3° oficina - Pintura  http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/11/oficina-de-arte-e-criatividade-para.html

4° oficina - Pintura em bolas de Natal http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/12/oficinas-de-arte-para-idosos-pintura-de.html

5° oficina - Música e colagem http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2013/01/oficinas-de-arte-para-idosos-do-lar-sao.html

6° oficina – Escultura em argila
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2013/02/oficina-de-artes-para-idosos-oficina-de.html

Visite a página do Lar Joanópolis no Facebook
http://www.facebook.com/lar.joanopolis?fref=ts 

Contato Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário