sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Oficina dos Sentidos – experiências sensoriais e colagem – Projeto Acolher – Joanópolis – SP


Em 2012 realizei oficinas de colagem para os profissionais e crianças do Projeto Acolher, que trabalha com portadores de deficiências físicas e intelectuais, em Joanópolis – SP.  As atividades no Projeto Acolher fizeram parte do Projeto Artistas do Futuro, que por sua vez compõe o Programa Lixo Mínimo da ONG Pró-Joá. Ao todo, como parte do projeto na cidade de Joanópolis, entre 2011 e 2012, realizei oficina para 300 crianças e 30 professores.



Foto: KK Alcovér

Em novembro de 2012, as profissionais Patrícia Alcovér Hadlich (psicóloga e pós-graduanda em Arteterapia) Aline Poli (fisoterapeuta) e Adriana (fonoaudióloga), voltaram a empregar a colagem nas atividades programadas com uma ideia muito legal.

Batizada de Oficina dos Sentidos, em uma primeira etapa, a atividade propõe experiências sensoriais:
Vendadas, as crianças vivenciam, de forma bastante lúdica, experiências auditivas, táteis, gustativas e olfativas e precisavam descobrir de onde vem os sons, sensações, sabores e  cheiros. Para encerrar esta etapa, as crianças contemplam visualmente uma paisagem e, já com olhos fechados descrevem-na com o máximo possível de detalhes.

Na sequência foi proposta às crianças a produção de um painel de colagem com imagens relacionadas aos sentidos, localizadas em revistas.



Profissionais do Projeto Acolher - Joanópolis: Patrícia Alcovér Hadlich (psicóloga e pós-graduanda em Arteterapia) Aline Poli (fisioterapeuta) e Adriana (fonoaudióloga)

Página do Projeto Acolher no Facebook
http://www.facebook.com/pages/Projeto-Acolher-Joan%C3%B3polis/282225458519984?fref=ts

2 comentários:

  1. Mui bacana Silvio, parabéns! Sou fã de colagens e acredito que essa atividade possa colaborar muito com o pensamento visual, uma abordagem lúdica que incentiva a criatividade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo. Seja bem-vindo. Tens razão, fica evidente que a colagem quebra barreiras, diminui o distanciamento da criança para com a arte. Abração!

      Excluir