quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Oficinas de arte para idosos do Lar São Vicente de Paula - Joanópolis – Música e colagem


No dia 24 de janeiro de 2013 realizamos a 5° oficina de artes no Lar São Vicente de Paula. A atividade, agora realizada mensalmente na instituição, tem o objetivo de proporcionar maior bem-estar aos idosos. 

A oficina de artes no Lar São Vicente de Paula é realizada por uma dedicada e querida equipe: Aline Poli,Juliana Antonia Campos, Mariane Carvalho, Ruth Padula Hohagen, Tatiani Oliveira, Paula Tucci e este vosso amigo arteiro. Nessa 5° oficina contamos com a participação especial do cantor e compositor Juninho Serafranny, locutor da Rádio União de Joanópolis, neto do saudoso João Egídio, folgazão de São Gonçalo. 

A fim de compartilhar nossas experiências com profissionais de todo o Brasil, procuro sempre registrar aqui no blog todos os detalhes técnicos da atividade. 



A oficina iniciou com a apresentação do jovem e talentoso músico, que tocou cerca de 10 músicas tradicionais do cancioneiro popular. Como, por exemplo, “Menino da Porteira” e “Romaria”.
Ouça Romaria na voz de Juninho Serafranny 

Entre uma canção e outra buscamos trabalhar a memória afetiva dos participantes pedindo para que estes contassem histórias que viveram na infância. Dona Zezé, natural de Pernambuco, lembrou quando ia pescar no Rio Capibaribe com suas amigas, quando tinha 13c anos de idade. Dona Ana lembrou de uma vaca que o seu marido comprou, batizada de Meia Noite e que era muito brava. Dona Vera lembrou que gostava de participar das aulas de arte na escola e que uma vez pintou um patinho amarelo... 


Dona Ana contando a história da vaca Meia Noite

Preparamos previamente um painel de MDF produzido em colagem com paisagem típica da cidade de Joanópolis...


Selecionei e colei em papel mais grosso (para facilitar a colagem) dezenas de figuras com imagens que poderiam ser associadas a boas lembranças dos tempos de infância ou mocidade.


Cada um dos idosos escolheu uma ou duas imagens e colou no painel, em local de sua escolha, com o apoio dos profissionais.






Foi uma manhã inesquecível. Os idosos cantaram, bateram palmas, participaram pra valer. Como a atividade incluía música, praticamente todos os idosos do Lar puderam participar.



Vejam só como ficou o painel com as imagens coladas pelos idosos...



A nossa equipe! Faltando na foto a querida Tatiani Oliveira que precisou sair um pouquinho antes. 



Mais fotos da oficina







Confira os posts a respeito das oficinas anteriores no Lar São Vicente de Paula, em Joanópolis

1° e 2° oficina - Colagem http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/10/oficina-de-colagem-para-idosos-lar-sao.html

3° oficina - Pintura  http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/11/oficina-de-arte-e-criatividade-para.html

4° oficina - Pintura em bolas de Natal http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/12/oficinas-de-arte-para-idosos-pintura-de.ht

Contato com Silvio Alvarez

6 comentários:

  1. Maravilhoso trabalho, muito inspirador. Estou organizando reunião com idosos carentes e amei ter podido assistir esta experiencia. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessica. Que legal! Em nome da nossa equipe, agradeço a atenção. Dá uma olhada nas postagens anteriores porque tem outros posts falando de atividades realizadas no Lar e também em outros espaços.

    ResponderExcluir
  3. Ola Silvio, fiquei muito feliz por conhecer seu trabalho. Sou designer industrial e trabalho com produtos para crianca, entretanto vou iniciar no proximo mes uma atividade com idosos no Instituto Camelot, aqui em SP. Acredito que poderemos fazer aqui algo muito parecido e sera muito bom ter seu trabalho como referencia. Ass. Claudia Mei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia. Fico muito feliz com teu contato. Peço que me escreva para contar depois como foi a atividade no Instituto Camelot.
      Um grande abraço
      Silvio Alvarez

      Excluir
  4. Parabéns a toda a equipe! Trabalho maravilhoso!!

    ResponderExcluir