quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Colagem – Esta técnica tem história – As animações surrealistas do Monty Python, por Terry Gilliam



Outra grande referência da collage mundial é o trabalho de animação de Terry Gilliam para o Monty Python.  As animações surreais de Gilliam para o grupo britânico têm um estilo único. Ele misturou a sua própria arte com recortes de revistas e fotografias antigas, na sua maioria da era Victoriana.


O grupo Monty Python foi o criador e atuou na série cômica Monty Python's Flying Circus, um programa de televisão britânico, levado ao ar pela primeira vez em 5 de outubro de 1969. Contudo, o fenômeno Python não ficou limitado à série televisiva, ganhou o mundo por intermédio de shows, filmes, programas de rádio, livros, entre outros, além de lançar seus seis integrantes ao estrelato.


Terry Gilliam foi um dos fundadores do Monty Python. No princípio, era credenciado como animador (o seu nome aparecia separado dos outros membros nos créditos), mais tarde também entrou na série como ator. As suas animações ligavam os sketches do programa e definiam o visual do grupo em outras mídias (como LP’s, capas de livros e as sequências de abertura nos filmes).

No vídeo a seguir, de 1974, em programa infantil da BBC, Terry Gilliam dá detalhes técnicos de como eram produzidas suas animações (em inglês) 


O Monty Python foi originalmente composto por Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin, Terry Jones, jovens atores britânicos responsáveis por um novo estilo de texto e representação, marcadamente anárquico e pautado pelo completo surrealismo das cenas. Completava o grupo, com sua arte, Terry Gilliam, cartunista que trabalhara na revista Mad.

O grupo também contava com Carol Cleveland, Neil Innes e alguns outros atores, todos tendo participações menores. De igual modo, fizeram participações especiais celebridades como Steve Martin, Douglas Adams (autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias), Rowan Atkinson (ator que interpreta Mr. Bean) e os ex-beatles Ringo Starr e George Harrison.


Fonte:
Monty Python – Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monty_Python


Terry Gilliam – Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário