terça-feira, 20 de novembro de 2012

Oficina para professores na Universidade Estadual de Maringá – UEM – PARFOR



A convite da Universidade Estadual de Maringá, de 16 a 19 de novembro de 2012, visitei esta bela cidade paranaense a fim de realizar palestra e oficina para cerca de 60 professores de arte das redes municipal e estadual, como parte do PARFOR, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. 

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do PDE - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação – que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios, respeitando a de autonomia dos entes federados. É destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade.

O evento aconteceu, no dia 17, no campus da UEM. Na parte da manhã ministrei palestra, na qual apresentei o meu trabalho, o conceito da colagem como ferramenta didática para conscientização ambiental e para o ensino da arte, e um resumo da História da Colagem. 

Ainda na parte da manhã, os professores participaram de uma oficina básica de colagem. 








Na parte da tarde, realizei oficina avançada para que os professores pudessem conhecer um pouco mais a respeito das possibilidades da utilização da técnica como expressão artística. 







Agradeço o convite, a atenção, o carinho e a paciência da Profa. Kiyomi Hirose, Coordenadora de Artes Visuais da UEM, a todos os professores do curso de Artes Visuais da UEM pelo carinho e primordial apoio e aos professores participantes do PARFOR da UEM pela maravilhosa dedicação às oficinas e palestra. Muito obrigado, gente. Foi uma experiência maravilhosa!

Contato para oficinas
silvioalvarez@uol.com.br 
www.silvioalvarez.com.br

2 comentários:

  1. Parabéns! Cada vez mais encantada com o seu trabalho. Chegue logo aqui em Teresina -Pi.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço tua atenção e carinho de sempre, Ioneide. Se depender da minha vontade, muito em breve estarei aí em Teresina :D

    ResponderExcluir