sábado, 10 de novembro de 2012

Colagem: esta técnica tem História - A Colagem de Henri Matisse



Henri Matisse (1869 -1954) em seus últimos anos anos de vida, incapacitado para a pintura, ao experimentar “desenhar” com uma tesoura, acabou por demonstrar que a arte não tem mesmo limites.


Nu Azul – 1952

En 1941, diagnotiscado com câncer, hospitalizado em Lyon, onde os médicos deram a ele pouco tempo de vida, sem poder viajar, utilizou experiências recolhidas em suas viagens para aperfeiçoar sua originalidade. Nesse período, Matisse inventou a técnica de "desenho com tesoura".


O Palhaço – 1943

O desenhar com a tesoura


(...) “Desenhar com a tesoura, recortar as cores vivas, lembra-me o trabalho direto dos escultores… uma tesoura é um instrumento maravilhoso e o papel que uso para os meus recortes é magnífico… trabalhar com a tesoura neste papel é uma ocupação na qual me posso perder… o meu prazer pelo recorte aumenta a cada dia que passa! Por que é que não pensei nisto antes? Cada vez me convenço mais de que com um simples recorte se pode expressar as mesmas coisas do que com o desenho e a pintura…”. Henry Matisse em “Escritos e Pensamentos sobre a Arte”


Tristeza do Rei – 1952

Com a experiência adquirida na realização de oficinas para públicos os mais diversos e para pessoas de todas as faixas etárias, posso dizer que "os desenhos com tesoura" de Henri Matisse têm muito a nos oferecer... Que a colagem, como técnica artística e lúdica, que requer tão somente materiais de baixíssimo custo, pode ser muito importante para estimular a criatividade da garotada (de todas as idades), como instrumento de arteterapia, e, em tempos de aquecimento global, para auxiliar na conscientização à cerca da importância da reciclagem dos materiais.

Henri Matisse – Wikipedia

Obvious Mag – Matisse – Guaches Recortados http://obviousmag.org/archives/2007/08/matisse_guaches.html

Leia também...  Colagens inacabadas de Henri Matisse doadas a museus franceses
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/11/colagem-esta-arte-tem-historia-colagens.html

3 comentários: