sexta-feira, 26 de julho de 2019

Oficina de colagem para idosos do Lar Joanópolis resgata boas lembranças





As oficinas no Lar Joanópolis fazem parte de um projeto voluntário, realizado em parceria com a fisioterapeuta Aline Poli, desde 2012.

No dia 23 de julho de 2019 realizamos mais uma oficina para os idosos do Lar Joanópolis com o apoio da enfermeira Mariana Machado Moreti, de Rodiney de Jesus, aprendiz do Ateliê Silvio Alvarez e de Felipe Marcelino.



Desta vez a oficina privilegiou a colagem. Falei aos idosos sobre boas lembranças de minha infância e contei que certos objetos, certos símbolos nos fazem lembrar bons momentos que vivemos. 

Preparei uma grande gama de imagens recortadas de revistas e as colei em capas de revista para que ficassem mais firmes. A seleção de imagens seguiu  critério baseado nas figuras selecionadas pelos idosos em revistas, em oficinas anteriores (relógios, automóveis, animais de estimação, pessoas, entre outras), além de uma variedade de fotografias de objetos comuns a todos. 




Cada idoso escolheu uma das figuras distribuídas em bandejinhas de isopor e me contou o que aquela imagem lhe fazia lembrar. 

Na sequência a imagem foi colada por eles em uma folha de sulfite e, para finalizar, podiam desenhar o que quisessem em volta da figura colada. 






Graças a um trabalho continuado, onde foi sendo criado um vínculo com os idosos, o resultado foi bastante satisfatório e, em alguns casos, surpreendente. 

Contato



Nenhum comentário:

Postar um comentário