domingo, 2 de setembro de 2018

Aprendiz do Ateliê Silvio Alvarez, Rafael Mariposa, cria projeto de sensibilização e humanização da arte: Faço o seu retratinho se você conversar comigo


                                         Crédito foto: Sissy Eiko


Conheci o estudante de comunicação visual Rafael dos Santos Camargo, de nome artístico Rafael Mariposa, durante a minha exposição no Conjunto Nacional de 2016. À época, Rafael era estudante de Comunicação Visual da ETEC José Rocha Mendes (curso concluído), em São Paulo, e já desenvolvia projetos em desenho, pintura, escultura, arte urbana, teatro, poesia, como recreador e cosplay.

Rafael Mariposa, natural de São Paulo, passou um mês em Joanópolis, no Ateliê Silvio Alvarez, para aprimorar o seu conhecimento na técnica de colagem, tomando contato com o processo criativo in loco e praticando livremente. O resultado foi surpreendente.



Procurando não interferir em suas criações, incentivei-o no sentido de que desenvolvesse trabalhos mesclando a técnica da colagem com o desenho e a pintura. O resultado foi surpreendente. 

Além disso, o jovem artista revelou-se excelente potencial educador ao me acompanhar, como assistente, em oficinas de colagem para os mais variados públicos. 




Oficinas no Ateliê Silvio Alvarez, em Joanópolis



Lar de Idosos Joanópolis


SESC Campo Limpo - FestA!  


Biblioteca de São Paulo 


Voando cada vez mais alto, sempre me enchendo de orgulho por tê-lo escolhido, Rafael Mariposa concluiu recentemente o Curso de Iniciação Estética, Poética e Prática no Teatro de Bonecos e iniciou mais um curso técnico no ETEC, agora em Teatro. Além disso, o artista vem atuando profissionalmente em diversos seguimentos da arte e adquirindo mais e mais experiência. 





Rafael é artista independente e possui trabalhos em diversas áreas como artes cênicas, gráficas, visuais, ilustração e participa de feiras de cunho artístico com seu seguimento chamado "Insólito, Inerte, Insípido". Iniciou seus estudos de maneira autodidata, o que abriu espaços para a busca por novas formas de produção criativa e interação com pessoas que o cercam. 





A novidade que Rafael Mariposa traz agora, e que motivou este post, é o projeto “Faço seu Retratinho se Você Conversar Comigo”. 

O projeto surgiu em 2017 com a iniciativa do artista em fazer retratos de uma maneira diferente. Sempre se questionando sobre como a relação entre o artista e o retratado é construída durante a produção e a forma estética como isso se sucede, Rafael busca por meio de seu projeto dar voz e participação ativa para que outra pessoa o ajude a concluir o desenho. 



O conceito é transformar uma simples conversa, sobre os mais variados assuntos, em uma representação pictórica e poética traçando a personalidade e a energia das pessoas, tornando cada desenho único e imortalizando aquele momento ao não retratar a pessoa em si, mas representar o diálogo e a troca de informações que são estimuladas de maneira espontânea. 



Os Retratinhos funcionam  no sistema de contribuição espontânea, ou seja, a pessoa retratada paga se quiser e o quanto achar que vale. 

Apoiando Rafael Mariposa ele poderá manter o projeto circulando pelas ruas, feiras de arte e outros locais, além de arcar com os gastos de materiais, alimentação e transporte. 


Ao apoiar a produção recebemos recompensas e presentes todos os meses enquanto contribuir. 

Apoie Rafael Mariposa em seu lindo projeto https://apoia.se/mariposa





Assista à reportagem sobre o projeto 



Contato com Rafael Mariposa


Alguns dos seus retratados e seus retratinhos 












Nenhum comentário:

Postar um comentário