quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Projeto Artistas do Futuro de Silvio Alvarez atende jovens de Irapuã – SP por iniciativa da professora de artes Paula Ronchi #arte #oficina #collage #colagem #paularonchi #irapuã #artistasdofuturo #henkel #MIT #ADRAT





De 14 a 18 de setembro realizei oficinas do projeto Artistas do Futuro na Escola Profa. Desolina Betti Gregorin, na cidade de Irapuã – SP.  A iniciativa das oficinas em Irapuã partiu da professora de artes Paula Ronchi que já vinha desenvolvendo um trabalho de collage com seus alunos e que me procurou por intermédio das redes sociais. Permanecemos em contato por alguns meses e contemplar a Escola Desolina foi algo natural a partir do empenho e da valorização do meu trabalho por parte da professora. A partir da iniciativa passei a contar integralmente com o apoio de toda a equipe de profissionais da escola que não mediram esforços para que os alunos aproveitassem ao máximo o projeto. 




O projeto Artistas do Futuro conta com o imprescindível apoio institucional da Henkel (Cola Pritt) - Programa MIT Make an Impact on Tomorrow – e parceria da ADRAT – Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê, já que o projeto também contemplou as cidades de Suzano, Guararema e Guarulhos. Desde 2013 o projeto Artistas do Futuro, em suas diversas edições, já atendeu, até novembro de 2015, mais de 8 mil crianças e jovens. 




Irapuã, cidade com 6.658 habitantes, próxima a São José do Rio Preto, está localizada a 425 km de São Paulo. Com total apoio da direção, vice-direção, coordenação, professores e demais funcionários da Escola Estadual Profa. Desolina Betti Gregorin realizamos cerca de 25 oficinas de 2 horas de duração cada, nos três períodos, para aproximadamente 700 alunos do 6° ao 3° ano do ensino médio. 





Além de tratar da importância da arte em nossas vidas (sensibilidade, criatividade e o externar das emoções) o projeto em Irapuã apresentou aos alunos obras de Leonardo da Vinci (Mona Lisa), Vincent Van Gogh (Os Girassóis), Pierre Auguste Renoir (Rosa e Azul), Salvador Dalí (A Persistência da Memória), Almeida Junior (O Violeiro) e Henri Matisse (A Dança). Foi proposta aos participantes a produção de releitura, em collage sobre papel cartão, de uma das obras apresentadas empregando uma reprodução fotográfica da obra e recortes de revistas. 






Além das oficinas e da apresentação para os professores, em Irapuã, no encerramento do projeto, ministrei uma palestra com o tema Arte e Sensibilidade para pais, alunos e aberta à comunidade. 




Durante as oficinas da Escola Desolina tivemos a honra de receber a visita das orientadoras de disciplina de Arte e História da Delegacia de Ensino da região de José Bonifácio. Além disso o projeto em Irapuã recebeu destaque em matéria no site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo 


Obrigado Professora Paula Ronchi pela iniciativa e por toda atenção e carinho que dedicou ao nosso projeto. Obrigado família linda e amigos que me acolheram por uma semana de forma muito especial!



Obrigado Escola Profa. Desolina , direção, coordenação, professores e alunos pela oportunidade e confiança. Obrigado comunidade de Irapuã! Obrigado Henkel e ADRAT, Rose Meusburger, por proporcionarem tanta alegria, amor e arte!



Matérias sobre o projeto Artistas do Futuro nos jornais da região 

Artigo publicado site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo


Contato com Silvio Alvarez 


Nenhum comentário:

Postar um comentário