domingo, 22 de junho de 2014

Professora de Artes do Rio de Janeiro Simone Santiago realiza oficina de colagem do Projeto Artistas do Futuro – Rede pública de ensino – Collage – Oficina de artes – releituras de obras de grandes mestres da pintura em collage



A professora Simone Santiago, professora de Artes das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro é uma parceira querida que conheci nas redes sociais quando das pesquisas para a sua monografia e que demonstrou ter a mesma paixão e também acreditar na collage como a mais democrática das artes. Simone participou de minha oficina no ateliê Artes e Terapias, no Rio de Janeiro, e de lá pra cá passamos a trocar muitas figurinhas.



Simone é autora da ideia original que gerou o Projeto Artistas do Futuro, a de utilizar a collage para releitura de grandes mestres da pintura.  Depois de colocar em prática o projeto para mais de 2 mil crianças e jovens das redes municipal e estadual de Joanópolis tinha muita vontade de que a professora Simone Santiago tivesse a mesma oportunidade de sentir a viabilidade e o potencial do projeto na prática. 



A professora realizou a oficina de colagem do Projeto Artistas do Futuro para jovens do Colégio Estadual Victor Hugo, no Rio de Janeiro. Pelo visto foi um sucesso!




As oficinas de colagem do Projeto Artistas do Futuro – metodologia 

Em um primeiro momento apresento as várias formas de expressão artística e procuro ilustrar como é que os pintores criam e produzem os seus quadros. Na sequência apresento fotos ampliadas de cinco obras célebres e peço que sejam observadas com atenção. Questiono sobre detalhes das mesmas, falando de cada uma das obras escolhidas e sobre seus autores. Procuro apresentar as obras às crianças fazendo com que elas tenham a sua forma particular de enxergar cada trabalho. Cada participante escolhe uma das obras e recebe uma reprodução fotográfica da mesma (10 x 15cm). Proponho, então, a releitura da obra escolhida empregando a collage de recortes de revistas. 



Obras apresentadas
Mona Lisa – Leonardo da Vinci
O Retrato de Dora Maar – Pablo Picasso
Morro da Favela – Tarsila do Amaral
Meninos Brincando – Cândido Portinari
Barco com Bandeirinhas e Pássaros – Alfredo Volpi







Contato Profa. Simone Santiago
santiagossimone@gmail.com

Contato Silvio Alvarez

silvioalvarez@uol.com.br
www.silvioalvarez.com.br



5 comentários:

  1. A Simone é uma excelente professora e tbm é uma otima pessoa, Ela é capaz de levar o conceito de Educação muito alem da sala de aula, Eu aprendi tanto com ela e sou muito grata . Ela uma das melhores professoras que ja tive.

    ResponderExcluir
  2. Dedicacao, esforco e mto trabalho! prbns SIimone!!!

    ResponderExcluir