sexta-feira, 27 de junho de 2014

Oficina de pintura para Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Joanópolis - SP, por intermédio do CRAS, no Abrigo Municipal – Oficina de pintura para crianças – Minha inspiração – Apresentação da obra de Gustavo Rosa.



No dia 27 de junho de 2014 realizei mais uma oficina para Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Joanópolis - SP, por intermédio do CRAS, voltada às crianças do Abrigo Municipal. Após realizar diversas atividades artísticas com finalidade socioeducativa, perguntei às crianças qual era a que mais lhe agradavam: a resposta foi oficina de pintura.

Sendo assim, além de prosseguir com as demais atividades, passei a realizar uma oficina de pintura com certa regularidade, sempre baseada na obra de um mestre da pintura. Na primeira oficina trabalhei com a obra de Tarsila do Amaral http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2014/05/oficina-de-pintura-para-secretaria-de.html 

Na mais recente o artista escolhido foi Gustavo Rosa, igualmente baseado no caráter lúdico do trabalho do artista. Assim como fiz com Tarsila, deixo que as crianças pesquisem na internet, com meu acompanhamento, sobre a vida e obra, dando destaque aos quadros que mais chamarem a atenção delas. A ideia não é que as crianças produzam releituras, mas que produzam um quadro com inspiração na obra do artista apresentado. 






A obra de Gustavo Rosa mostrou-se perfeita para a atividade, pois aproxima a criança da arte de forma imediata e marcante e com ludicidade. A criança toma contato com a arte e quer mais e mais. O resultado positivo é bastante perceptível ao observarmos o trabalho final e, sobretudo, a empolgação das crianças na elaboração e produção dos quadros. 










Para desenvolver a atividade utilizo tinta látex branca com corantes variados, pincéis e tela de pintura 20 x 30 cm. 

Contato Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br
www.silvioalvarez.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário