sábado, 7 de junho de 2014

Artista plástico Silvio Alvarez participa do Paulista de Todo o Mundo e produz painel em collage “Bandeiras da Copa” para Conjunto Nacional, Avenida Paulista – Bandeiras dos países da Copa em colagem




Silvio Alvarez é artista plástico paulistano que reside na Estância Turística de Joanópolis, no interior do Estado de São Paulo. Dedica-se à colagem desde 1989. A principal matéria-prima do seu trabalho é a paciência. O artista produz colagens em um processo inteiramente manual.  As imagens são recortadas de revistas ou de folhetos publicitários, uma a uma, sem que sejam multiplicadas ou ampliadas. 

Silvio Alvarez desenvolve projetos especiais na área de sustentabilidade e realiza oficinas para públicos de todas as faixas etárias, nas quais, sempre de forma lúdica, busca estimular a reciclagem e ressaltar o potencial criativo presente em cada um. 

O artista defende o conceito do emprego da colagem como ferramenta didática de conscientização ambiental. 

A partir de 2012 Silvio Alvarez passou a apresentar seus trabalhos inéditos de colagem em exposição anual no Condomínio Conjunto Nacional. A convite do espaço o artista produz agora um painel alusivo à Copa do Mundo de 2014 denominado “Bandeiras da Copa”. 





Aos 7 anos de idade o artista ganhou de seu pai um jogo da memória com bandeiras de países de todo o mundo, produzido com recortes de revistas. A referência ofertada por seu pai foi fundamental para a carreira do artista Silvio Alvarez: “passei a infância e boa parte da adolescência brincando com essas bandeirinhas, sei quase todas elas ainda décor. Não poderia imaginar, porém, que o jogo da memória produzido por meu pai fosse marcar tanto minha vida”. 



Com a produção do painel “Bandeiras da Copa” Silvio Alvarez tem a oportunidade de resgatar a referência que definiu sua carreira de artista plástico de colagem. O painel artístico (collage sobre MDF) apresenta releituras com recortes de revistas das 32 bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo de 2014. 
Suas obras, em geral, tratam, com bom humor, da relação do homem com o meio ambiente, com o cotidiano das grandes cidades e, sobretudo, da relação do homem com ele próprio.





































O artista traz também ao evento o quadro “Qual é a Tua!?” – collage sobre MDF – 2013.


Com o artista plástico Silvio Galvão, criador dos trabalhos para o Conjunto Nacional 


Com Tiago José Berg, autor do livro Bandeiras de Todos os Países do Mundo. 




Site Silvio Alvarez
http://www.silvioalvarez.com.br/

Contato
silvioalvarez@uol.com.br 

Site Conjunto Nacional - Release Paulista de Todo o Mundo
http://www.ccn.com.br/noticias.php?id=202

Nenhum comentário:

Postar um comentário