sábado, 1 de junho de 2013

Oficina de colagem para dependentes químicos - arte e dependência química – Clínica Sul Med – Itapeva – MG



No dia 24 de maio de 2013 realizei mais uma oficina para dependentes químicos na Clínica Sul Med, em Itapeva - MG. O projeto na Clínica Sul Med foi iniciado em 2011, quando convidado pela mãe de um jovem que havia sido internado. Aceitei o convite, mas passei a atender a todos os internos e a realizar oficinas regularmente. 


Com os profissionais da Clínica Sul Med, Ludimila Angelieri, Bruna Dugo Barjud,

Roberto Augusto Escobar Freire Junior e Amanda Beatriz


Com o dono do jaleco,

Roberto Augusto Escobar Freire Junior. 

Hoje, a convite do amigo Pastor Alessandro Rodrigues, proprietário da Clínica, dou continuidade ao projeto buscando sempre propor atividades que possam fornecer material às psicólogas Bruna e Jeane para o trabalho em consultório. 

Nesta nova oportunidade, como a maior parte dos pacientes ainda não havia participado de minhas oficinas, retornei ao padrão básico da atividade. Os participantes procuram nas revistas textura de fundo e figura central e compõem um quadrinho de colagem em papel cartão 15 x 15 cm. 








Como sempre procedo com este público em específico, em um primeiro momento pedi para que os participantes da oficina pensassem o quanto somos especiais e únicos: “mesmo que um dia a ciência descubra uma forma de copiar pessoas, jamais conseguirão produzir alguém exatamente igual a nós, com a mesma história de vida e essência”. 

Além dos quadrinhos da oficina básica, também houve tempo para a proposta da colagem em um boneco de papel cartão, que chamo de “As cores das emoções”. Os participantes são convidados a refletirem sobre as cores que poderiam ter as suas emoções e anotá-las em um papel, posteriormente entregue às psicólogas: amor, alegria, esperança, arrependimento, raiva, medo, culpa e mágoa. Com a técnica da colagem, os participantes buscam nas revistas texturas coloridas e imagens que mais lhes agradem. Desta vez, como a previsão era de trabalhar esta segunda proposta apenas em um próximo encontro, eu não havia levado os bonecos já recortados. 



Foi muito bom isso ter acontecido, na hora lembrei de Matisse e seu “desenho com a tesoura”. Resolvi propor que os próprios participantes recortassem os seus bonecos de papel cartão, como se estivessem desenhando a si mesmos com a tesoura. O resultado saiu muito melhor que a “encomenda”. E o resultado positivo me fez concluir que em certos casos, como neste com adictos, o objetivo de provocar uma auto reflexão é melhor alcançado ao deixarmos que os próprios participantes recortem os seus bonecos. 









Confira os posts das outras oficinas realizadas na Clínica Sul Med

Abril de 2013
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2013/04/oficina-de-colagem-para-dependentes.html

Fevereiro de 2013
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2013/02/no-dia-8-de-fevereiro-de-2013-retornei.html

Oficinas 2011 e 2012
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/10/oficina-de-colagem-para-dependentes.htm

Contato Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br

2 comentários:

  1. A oficina foi, mais uma vez, fantástica......forneceu muito material para trabalharmos com os pacientes!!!! Como sempre a arte acessando conteúdos inconscientes dificilmente tangíveis de outra forma!!!!
    Parabéns querido.....espero poder contar sempre com seu talento e dedicação aos meninos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ebaaaa :D Obrigado, Bruna. Os resultados tornam-se mais possíveis quando a equipe toda acredita no projeto e trabalha unida!

    ResponderExcluir