quarta-feira, 13 de março de 2013

Oficinas de colagem para crianças com deficiência física e intelectual - Projeto Acolher – Joanópolis


Em agosto de 2012 realizei uma série de oficinas no Projeto Acolher, de Joanópolis – SP, como parte do Projeto Artistas do Futuro, iniciativa da ONG Pró-Joá para implementação da coleta seletiva na cidade, Programa Lixo Mínimo. 


O Projeto Acolher de Joanópolis, que conta com uma equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, psicologa e fonoaudióloga), e com o apoio de voluntários e sócio-contribuintes, tem como objetivo oferecer atendimento a crianças e adolescentes com deficiência mental e física matriculadas na rede pública de ensino e na idade que ingressam na mesma. Busca a inserção e integração dessas crianças no ambiente escolar, no convívio social e futuramente no mercado de trabalho.


Com a finalidade de adequar a atividade às crianças com deficiência física e intelectual, em um primeiro momento, realizei oficina preparatória com os profissionais do Projeto. Como cada instituição tem seu método de trabalho próprio e casos específicos a serem observados, com limitações específicas a serem analisadas, sugiro sempre que seja realizado um trabalho prévio, até que para toda a equipe tome contato com o artista e com a atividade a ser desenvolvida. 



Para as oficinas de colagem para este público específico concluímos que o formato ideal do suporte em papel cartão é o de 15 x 20 cm e optamos por utilizar apenas papel rasgado, sem o emprego da tesoura. 

Antes de iniciar a atividade propriamente dita peço para que todos peguem uma página de revista, fechem os olhos, que imaginem uma coisa que não gostem e que rasguem a página até ficar tudo em pedacinhos bem pequenininhos. Outro exercício inicial, proposto de forma lúdica, para que se conheça o movimento do colar, é o de passar a cola em bastão ainda fechada sobre a mesa ou sobre o amiguinho ao lado.  

Fotos de KK. Alcovér









Já na oficina, as etapas são propostas uma a uma: primeiro as crianças buscam figuras que gostem nas revistas, arrancando a página em que ela estiver. Na sequência retiram a figura rasgando em volta e buscam outras páginas nas revistas desta vez rasgando em pequenos pedaços com cores que gostem mais e que combinem com as figuras escolhidas no início. Durante toda a atividade procuro sugerir que estamos “pintando com papel”. 














Projeto Acolher de Joanópolis no Facebook 
http://www.facebook.com/acolher.joanopolis.5?fref=ts


Contato com Silvio Alvarez
silvioalvarez@uol.com.br

www.silvioalvarez.com.br 

Um comentário:

  1. Boa noite, estou fazendo um trabalho de faculdade sobre a arte com crianças com deficiência física e queria saber como foi essa experiência para elas e o que foi incentivado durante o processo.

    ResponderExcluir