terça-feira, 5 de março de 2013

Colagem – Oficinas com Silvio Alvarez – ARTE e CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL - EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DESDE 2006


Desde 2006 ministro oficinas de colagem baseado no conceito ARTE e CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL em SESCs, escolas, centros culturais, parques, universidades de pedagogia e de licenciatura em artes visuais, bibliotecas, shoppings, entre outros espaços. 




Fotos: Silvio Tanaka

Paralelamente, tenho defendido o conceito do emprego da colagem como ferramenta didática para a conscientização ambiental. 

Penso que com a atividade lúdica de reaproveitar com arte conseguimos dizer tudo o que queremos sem a necessidade de longos e cansativos discursos. Trabalhamos assim, junto à garotada, pais e professores, o que classifico como “reconceitualização do lixo”. Ao valorizarmos o que é descartado, passamos a pensar sua destinação adequada e a consumir com mais critério, naturalmente.


Oficinas de colagem no Programa Nacional de Formação de Professores  - Universidade Estadual de Maringá - PR


                              Oficinas de colagem na FAAT Faculdades - cursos de Pedagogia e licenciatuira                                       em Artes Visuais - Atibaia - SP


Oficinas de colagem na FESB - curso de Pedagogia


Oficinas de colagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - curso de licenciatura em Artes Visuais



Oficina de colagem para professores em Joanópolis

Utilizada há muito como ferramenta didática nas escolas, na contemporaneidade, com o aquecimento global, entre outros problemas ambientais, a colagem ganha uma outra importante função: a de auxiliar na conscientização a cerca da importância da reciclagem dos materiais. Muita gente da minha idade já fez colagem na escola, era algo quase que natural. Por que parou ou diminuiu se é agora que necessitamos do estímulo à reciclagem? 


 

Oficina Pritt de Criatividade - Shopping Del Rey - Belo Horizonte 

Artigo da Revista ComCiência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico do Laboratório de Jornalismo da Unicamp e Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Ciência http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=3&noticia=733

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Faculdade de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Tese de autoria de Viviane Esther Lorenz – Arte e Conscientização Ambiental: uma reflexão sobre a formação continuada de professores, fundamentada em Basil Bernstein http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/21392/000737105.pdf?sequence=1

Essencialmente, este projeto trata da sustentabilidade e da necessidade da reciclagem de materiais, sobretudo do papel. O Brasil recicla cerca de 3,5 milhões de toneladas de papel por ano (quase metade da sua produção), mas muita coisa ainda vai para o lixo. O papel que acabar em um aterro, durante sua decomposição, solta o gás metano, que se perde na atmosfera e contribui para o efeito estufa. (fonte: site Planeta Sustentável).

A importância do estimulo à criatividade na infância


Relatório da Fundação Botín, Espanha, indica que as atividades criativas têm impacto fundamental na vida adulta de uma criança. Os mais envolvidos com artes faltam menos e se sentem mais felizes na escola, além de demonstrarem mais interesse em ler, escrever e realizar operações matemáticas complexas.

A pesquisa destaca ainda que os ambientes naturais estimulam mais a criatividade do que os parques infantis construídos artificialmente, uma vez que não delimitam as brincadeiras. Outro ponto enfatiza os benefícios dos centros de arte, que ajudam a desenvolver a comunicação pessoal e a inclusão social dos jovens.

Para saber mais sobre o relatório: http://www.fundacionbotin.org/la-fundacion-botin-presenta-un-informe-internacional-sobre-la-importancia-del-desarrollo-de-la-cre-795805121290.htm


Entrevista ao blog La Pensadora del árbol (Espanha) 

Terra Chamando – Silvio Alvarez um artista socioambiental 

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