sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Colagem – Produção de painel para Museu da Sustentabilidade – Praça Victor Civita – Arte Ambiental


O dia em que plantei a minha Árvore

Em tempos de aquecimento global, percebo que a colagem pode atuar como importante instrumento de conscientização ambiental. A arte de recortar, colar e criar, a meu ver, transmite algo fundamental, e naturalmente, sobretudo à criançada: 

Que para revertermos esta situação em que o mundo se encontra, precisamos, acima de tudo, reciclar, reciclar, reciclar...

Hoje quero relembrar neste espaço, os bastidores da produção do painel “A Árvore” para o Museu da Sustentabilidade da Praça Victor Civita, em junho de 2009, a pedido da Editora Abril. 


Por volta de 2007 procurei a Editora Abril para apresentar o meu trabalho de colagem e também para solicitar a doação de revistas, minha principal matéria prima, depois da paciência. O contato avançou e, em 2009, a empresa, por intermédio do setor de sustentabilidade, antevendo a inauguração da Praça Victor Civita e do Museu da Sustentabilidade, solicitou a apresentação de um projeto para a produção de um painel de colagem sobre MDF - 350 x 250 cm, todo com recortes de revistas da Editora Abril. 

Procurei criar algo que simbolizasse a empresa, com a temática da preservação ambiental. A base de todo o processo criativo foi o conceito: de que precisávamos assumir o lugar da natureza, pensarmos como ela, sentirmos o que ela estava sentindo.  Eu também trabalhei no sentido de que o painel transmitisse a idéia de que nós, seres teoricamente pensantes, deveríamos parar de falar em meio ambiente como se não fizéssemos parte dele.

Sendo assim, seguindo esta linha, apresentei o layout abaixo:


A textura amarela, base do trabalho, foi elaborada com as tradicionais “páginas amarelas” da Revista Veja.
A produção do painel propriamente dito deveria acontecer no decorrer de uma semana, na Semana do Meio Ambiente, no Salão Abril, no edifício da empresa na Avenida Nações Unidas, em São Paulo, e contar com a participação dos funcionários em seus horários de intervalo. 

E assim aconteceu... 



Todo o recorte do material e a colagem da textura amarela sobre a base foram realizados em meu ateliê em Joanópolis. Já no Salão Abril, realizei a produção complementar permanecendo no local de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às 21 horas. O sábado ficou reservado para a aplicação do verniz.



Foi uma experiência fascinante, um quase “reality show” artístico e sustentável. De tanto me verem colando olhinhos sem fim, os funcionários passaram a acompanhar intensamente e até a torcer para que eu concluísse o projeto a tempo.


O painel “A Árvore” – colagem sobre MDF – tem 250 x 350 cm 



Neste ano de 2012 o painel será reintegrado ao meu acervo pessoal e em breve será novamente apresentado ao público.

Contato
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br 

Um comentário: