sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Professora Simone Santiago e a Colagem como ferramenta didática


Simone Santiago é professora de artes das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. Conheci a professora graças à sua aguardada monografia que tratará do emprego da Colagem em sala de aula, e que brevemente será citada aqui no blog. 


A Profa. Simone Santiago com seu quadrinho de colagem produzido na oficina realizada no 
Ateliê Artes e Terapias, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro. 

Conheci a professora pessoalmente quando da realização das atividades durante a Rio +20. Foi graças ao apoio fundamental de Simone que conseguimos organizar duas oficinas para professores do Rio de Janeiro.  

Hoje, eu e Simone Santiago somos uma quase dupla sertaneja da colagem. Estamos sempre trocando figurinhas via Facebook a respeito da técnica que tanto curtimos. Compartilhamos as descobertas de novos artistas, de fatos da História da Colagem e, sobretudo, falamos sobre a utilização da expressão artística como ferramenta didática. Ela é daquelas professoras que a gente percebe os olhinhos brilharem quando o assunto é a sua profissão. 

Muito me encantou uma de suas mais recentes iniciativas em sala de aula. A professora primeiramente apresentou aos seus alunos do ensino médio este videoclipe da banda franco-americana Hold Your Horses! 


A partir da exibição do vídeo, Simone oferece reproduções das obras mencionadas no clipe para que os alunos produzam releituras em Colagem, essas complementadas com imagens e texturas de revistas. 





 Desta forma, a professora faz com que a parte teórica, que vem a seguir, fique bem mais interessante e que seja melhor assimilada pelos alunos. 

Por ocasião da abertura da mostra permanente Castro Maya e a Natureza do Rio – paisagem e patrimônio, o Museu do Açude convidou a professora Simone Santiago para a realização de uma oficina de colagem. 


Alunos do quarto ano da Escola Municipal Otavio Frias de Oliveira visitaram o museu, a citada exposição, e em seguida produziram colagens utilizando reproduções de algumas das obras como figuras centrais e materiais de revistas para as texturas de fundo. 






A seguir fotos da Oficina de Colagem realizada no Colégio Estadual Jardim Meriti: 




Na foto abaixo a Profa. Simone Santiago com os alunos do quinto ano da Escola Municipal Octavio Frias de Oliveira em visita à exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade – Obras-Primas do Museu d’Orsay no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro. 


Em seu Facebook, a professora contou sobre a visita...

“As crianças adoraram e fiquei toda orgulhosa porque sabiam direitinho do que se tratava o impressionismo, luz, cor, pinceladas. O mediador elogiou e eles curtiram a paradinha dos óculos com lentes coloridas (uma atividade do educativo). Saímos de lá felizes e eu, em particular, pois desde que soube da expo desejei levar os meus alunos. Um sonho simples e conquistado.” 


Professora Simone Santiago

Site dos Museus Castro Maya – Museu do Açude


3 comentários:

  1. Que trabalho lindo esse! Parabéns a dupla!

    ResponderExcluir
  2. Oh que beleza! O trabalho dos professores, especialmente daqueles que tem como principal espaço de ação as escolas públicas, merece ser reconhecido e enaltecido. Simone está, definitivamente, entre aqueles bons e dedicados professores da rede pública que fazem a diferença na vida de seus alunos. Parabéns ao dois, ao artista e a professora!

    ResponderExcluir
  3. E os olhinhos da gente também brilham ao ler suas palavras.Gente feliz fazendo gente feliz!
    Lucia Helena

    ResponderExcluir