sábado, 10 de novembro de 2012

Colagem: esta técnica tem História - A Colagem de Henri Matisse



Henri Matisse (1869 -1954) em seus últimos anos anos de vida, incapacitado para a pintura, ao experimentar “desenhar” com uma tesoura, acabou por demonstrar que a arte não tem mesmo limites.


Nu Azul – 1952

En 1941, diagnotiscado com câncer, hospitalizado em Lyon, onde os médicos deram a ele pouco tempo de vida, sem poder viajar, utilizou experiências recolhidas em suas viagens para aperfeiçoar sua originalidade. Nesse período, Matisse inventou a técnica de "desenho com tesoura".


O Palhaço – 1943

O desenhar com a tesoura


(...) “Desenhar com a tesoura, recortar as cores vivas, lembra-me o trabalho direto dos escultores… uma tesoura é um instrumento maravilhoso e o papel que uso para os meus recortes é magnífico… trabalhar com a tesoura neste papel é uma ocupação na qual me posso perder… o meu prazer pelo recorte aumenta a cada dia que passa! Por que é que não pensei nisto antes? Cada vez me convenço mais de que com um simples recorte se pode expressar as mesmas coisas do que com o desenho e a pintura…”. Henry Matisse em “Escritos e Pensamentos sobre a Arte”


Tristeza do Rei – 1952

Com a experiência adquirida na realização de oficinas para públicos os mais diversos e para pessoas de todas as faixas etárias, posso dizer que "os desenhos com tesoura" de Henri Matisse têm muito a nos oferecer... Que a colagem, como técnica artística e lúdica, que requer tão somente materiais de baixíssimo custo, pode ser muito importante para estimular a criatividade da garotada (de todas as idades), como instrumento de arteterapia, e, em tempos de aquecimento global, para auxiliar na conscientização à cerca da importância da reciclagem dos materiais.

Henri Matisse – Wikipedia

Obvious Mag – Matisse – Guaches Recortados http://obviousmag.org/archives/2007/08/matisse_guaches.html

Leia também...  Colagens inacabadas de Henri Matisse doadas a museus franceses
http://silvioalvarez.blogspot.com.br/2012/11/colagem-esta-arte-tem-historia-colagens.html

10 comentários:

  1. Silvio, seus posts são deliciosos de serem lidos.
    Lucia Helena

    ResponderExcluir
  2. É difícil mais sempre sai uma obra linda,parabéns suas obras são magníficas

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Colagem é uma prática artística de recorte de papéis coloridas e colagem (cola branca) sobre um outro suporte de papel, para criar uma composição, Matisse usou a cor de papeis ao inves de pintar a cor com tinta. Ele fez isso no final da vida porque tinha um caso severo de artrite e ele, na verdade, narrava como cortar os papeis para seu assistente que de fato cortou segundo o que ele disse. Muito legal!. Acho que esta página é sobre uma oficina feita para crianças ou para professores aprender como fazer a oficina com seus alunos.

      Excluir
  4. Ver Max Ersnt, Editora Taschen. Num video de SESC que vi no YouTube, foi dito que Matisse "inventou" colagem que equivocado. A colagem na area de arte provavelmente começou com Max Ersnt no DaDaismo e depois da Guerra, continuou no Surrealismo. Mas é provavel que estas tecnicas foram apropriações de práticas cotidianas que já existiam e, teria que verificar, que Ernst apropriou a ideia de alguma pratica já feita antes em outra area de conhecimento, como a frotagem (arqueologia) ou a fotomontagem cuja invenção é atribuída a Hannah Hoch, a partir de um insight ao ver cartas que vem da frente de Guerra na Alemanha, nos quais soldados fizeram um tipo de colagem com seus fotos, evitando a censora das cartas, segundo catálogo da exposição no MOMA/NY de 2006.

    ResponderExcluir
  5. Nunca havia ouvido falar de "desenho com tesoura". Isso sim, poderíamos atribuir como invenção do Matisse (mas não a invenção da colagem que existe muito tempo antes com Max Ernst). Sim, entendi, ao cortar o papel, ele estava "desenhando" linhas de contorno e criando "zonas de cor" (áreas da superfície pictórica colorida criados pelo recorte de papéis coloridos). Obrigada pela informação. Poderia fornecer suas fontes?

    ResponderExcluir