quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A técnica da Colagem em Pedagogia Profunda – Jung na Educação


Fico muito feliz quando tenho notícia que participantes das minhas oficinas também passaram a realizar a atividade nas mais variadas áreas de atuação profissional.


Profa. Vivi Fernanda no II Encontro de Pedagogia Profunda 

Recentemente tomei conhecimento que Vivi Fernanda, que participou do meu workshop na pós-graduação em arteterapia da Unip, e já citada aqui no blog anteriormente por desenvolver trabalho com seus alunos do Colégio Degraus, em São Paulo, havia realizado oficina de colagem no II Encontro de Pedagogia Profunda, que aconteceu no dia 28 de outubro de 2012, em Cotia, SP.


“O Encontro de Pedagogia Profunda tem o propósito de divulgar essa linha pedagógica que está articulada em torno de 4 eixos: trabalhos corporais, trabalhos manuais, danças circulares e teoria da Pedagogia Profunda. O evento reúne palestrantes que atuam na linha da Pedagogia Profunda, ou em áreas afins, e um público composto por profissionais e estudantes em busca de uma prática pedagógica que permita incluir todas as dimensões do ser humano na prática educacional.

O evento contou com vivências de danças circulares, uma oficina de trabalho corporal, e não podia faltar uma oficina de trabalho manual... Como fiquei fascinada pelas colagens de Vivi Fernanda que teve aula com você na pós em Arteterapia). Ela indicou seu site, para que conhecesse melhor seu belo trabalho, e assim foi oferecida essa atividade no Encontro! A receptividade foi incrível e as realizações, muito bonitas e criativas!”. 
                                                                                                      Céline Lorthiois




Céline Lorthiois é Pedagoga formada pela PUC/SP), com especialização em Cinesiologia pelo Sedes Sapientiae (SP); mestre em psicologia da educação (PUC/SP),  palestrante da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), focalizadora de Danças Circulares.

Atende desde 1984 crianças com crianças com dificuldades educacionais diversas; desenvolveu, durante 7 anos, um trabalho pedagógico baseado em atividades de cunho artístico e lúdico, na área da educação informal, com um grupo de crianças e adolescentes, em Cotia, São Paulo (de 1997 até 2004).

Coordena grupos de Danças Circulares em Cotia e São Paulo. Organiza, anualmente, os Encontros Mosaico de Dança, em que focalizadores de Danças Circulares e professores de outras modalidades de dança realizam vivências junto a um vasto público durante um dia inteiro.

Oferece, desde 1994, cursos de formação complementar para educadores e outros interessados em educação e cultura infantil, e ministra, desde agosto de 2006, cursos de Pedagogia Profunda (Pedagogia Junguiana).

Pedagogia Profunda 

Proposta educacional visando abranger o ser humano na sua totalidade, considerando seu corpo, sua mente, sua capacidade criadora, seus sonhos, sua alma - no âmbito dessa Pedagogia, o currículo é a vida. A Pedagogia Profunda acata um projeto educacional capaz de abranger a criança na sua totalidade, considerando seu corpo, sua mente, sua capacidade criadora, seus sonhos, sua alma: no âmbito desta Pedagogia, o currículo é a vida.

Nesse sentido, diante da discrepância entre os objetivos da educação contemporânea e o projeto de tornar-se homem que cada criança carrega dentro de si, a Pedagogia Profunda propõe novos caminhos.


Site Pedagogia Profunda
http://www.pedagogiaprofunda.com/

Blog Pedagogia Profunda
http://pedagogiaprofundajungnaeducacao.blogspot.com/


Fico imensamente feliz e grato por ver o formato de oficina que elaborei e que venho empregando até aqui, ser multiplicado, amplificado, aperfeiçoado... Ainda mais sendo em um evento tão lindo e importante como o Encontro de Pedagogia Profunda. Contem comigo para o que precisarem e parabéns a todos pela iniciativa!

2 comentários:

  1. muito obrigada, de verdade! estou me interessando por colagem

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada, de verdade! estou me interessando por colagem

    ResponderExcluir