terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Artista plástico Silvio Alvarez realiza oficinas de ilustração em colagem para a I Feira Literária da Escola Educativa de Itatiba




De 7 a 9 de outubro de 2019 realizei oficinas de collage para os alunos da Escola Educativa de Itatiba – SP, do G2 ao 5° ano do ensino fundamental. Os alunos dos 1°s, 4°s e 5° anos conheceram a História da Collage, aprenderam o básico da técnica e produziram as ilustrações para o livro que seria lançado na I Feira Literária da escola, que ocorreu no dia 24 de novembro. Os demais alunos participaram de oficinas para a produção de um marcador de livro.






Para os professores, realizei oficina contando minha trajetória, a História da Collage, História da Collage na Arte Educação e também foi proposta a produção de um quadro com o básico da técnica, para que esta pudesse continuar a ser empregada em sala de aula. 



Os alunos dos primeiros anos conheceram e produziram ilustrações com a técnica das silhouettes. A partir do século XVI, na Europa, desenvolveu-se a prática do recorte de papel, a princípio branco. O nome silhouette ou silhueta é derivado do nome de Étienne de Silhouette, ministo das finanças de Luís XV, que tinha como hobby desenhar a fisionomia dos seus amigos e convidados a partir da sombra projetada em tela de pergaminho.  As silhouettes, recortadas em papel cartão preto, tornaram-se extramente populares e ainda hoje são produzidas por artistas de diversas partes do mundo. 






Os alunos dos quartos anos conheceram e produziram ilustrações com a técnica do desenho com a tesoura desenvolvida pelo pintor francês Henri Matisse. O Mestre da Cor, como era chamado, em 1941, aos 71 anos, passando pelo momento mais difícil de sua vida, descobre a collage. Não podendo mais ficar de pé para pintar, Matisse pedia aos seus assistentes que pintassem grandes folhas de papel com guache e, com sua tesoura, criou um mundo fascinante de emoções coloridas.







Os alunos do quinto ano conheceram e produziram ilustrações com a técnica da collage, mesclando os conceitos de autorretrato e caricatura. Principalmente a partir da Renascença Italiana, artistas passaram a reproduzir a própria imagem para demonstrar seu talento e serem lembrados para sempre. 
Entre os artistas que mais pintaram autorretratos podemos citar: Rembrandt, Vincent van Gogh e Frida kahlo, entre outros. Já a caricatura, desenho de personagem ressaltando e exagerando características marcantes de forma humorística, surgiu no século XVII e até hoje é empregada para retratar figuras públicas. 



No dia 24 de novembro retornei à Escola Educativa para participar da I Feira Literária, interagindo com alunos e pais e expondo meus trabalhos.





Agradeço com muito carinho à Família Educativa pela confiança, apoio e pela oportunidade de colocar em prática desse projeto pioneiro.

Contato com Silvio Alvarez
silvioalvarez@gmail.com

www.silvioalvarez.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário