quinta-feira, 26 de maio de 2016

Colagem – Escola Estadual Profa. Augusta do Amaral Peçanha, de Piracaia realiza exposição com trabalhos produzidos nas oficinas do Projeto Artistas do Futuro, com o artista plástico Silvio Alvarez




No dia 21 de maio de 2016 a Escola Estadual Profa. Augusta do Amaral Peçanha, de Piracaia promoveu Exposição de Arte com trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A mostra apresentou o resultado final dos projetos: Artistas do Futuro,Leitura de Paisagens-Fotografias (Piracaia, ontem e hoje) e Projeto de Leitura, que incluiu troca de livros.



Além de eventos como os citados acima, a Escola Profa. Augusta do Amaral Peçanha promove anualmente uma Feira de Arte e Artesanato, sempre primando por ressaltar juntos aos alunos e pais a importância da arte em nossas vidas. 

Minha história com a Escola Augusta começou em outubro de 2015, quando fui convidado a realizar oficina de colagem para uma das classes, para que os alunos pudessem produzir trabalhos com a técnica para a feira anual. Convidado para visitar a feira, fiquei bastante surpreso e feliz com o resultado. 




A partir daí surgiu a ideia da realização do Projeto Artistas do Futuro com todos os alunos da escola. De 22 a 25 de fevereiro de 2016 realizei oficinas para os professores e para os 600 alunos da Escola Estadual Profa. Augusta do Amaral Peçanha, em Piracaia. As crianças e jovens tomaram contato com seis obras de artistas célebres: Mona Lisa – Leonardo da Vinci, O Retrato de Dora Maar – Pablo Picasso, Meninos Brincando – Cândido Portinari, Os Girassóis – Vincent Van Gogh, O Violeiro – Almeida Júnior, Persistência da Memória – Salvador Dalí e puderam produzir releitura em colagem de uma delas, utilizando para tanto reproduções fotográficas e recortes de revistas. 









O projeto na Escola Augusta foi um sucesso! No dia 21 de maio de 2016 alunos, professores, pais e comunidade puderam conferir de perto o resultado visitando a Exposição de Arte.




Aproveito a oportunidade para mais uma vez agradecer à Escola Estadual Profa. Augusta do Amaral Peçanha, à direção, Ilza Graciano, à coordenação pedagógica, Ivone Silva, aos professores, funcionários e alunos pelo carinho com que fui recebido e, sobretudo, pelo empenho da parte de todos para que o projeto atingisse seus objetivos. 

Escola Estadual Profa. Augusta do Amaral Peçanha no Facebook
https://www.facebook.com/augusta2015/?fref=ts

Contato Silvio Alvarez
www.silvioalvarez.com.br 
silvioalvarez@uol.com.br

2 comentários:

  1. Parabéns... minha escola... me formei lá e meu filho... eles tem esta cultura por artes e são ótimos!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Silvana. :) A arte faz uma grande diferença em nossa vida!

    ResponderExcluir