segunda-feira, 9 de maio de 2016

Colagem – Artista plástico Silvio Alvarez realiza exposição Paisagens de Mococa na Casa de Cultura Rogério Cardoso ressaltando o patrimônio histórico da cidade




Minha história com a cidade de Mococa, no interior do Estado de São Paulo, iniciou-se em 2014 quando fui convidado pelo Departamento de Educação para realizar oficinas de colagem. A coordenadora pedagógica Cynthia Trepodoro Honorato, da EMEB Alice Rezende Bernardes apresentou meu trabalho para os alunos da escola e entrou em contato para que eu pudesse estar mais perto das crianças. 

De lá pra cá meu carinho pela cidade só aumentou. Mococa, cidade natal do consagrado escultor Bruno Giorgi e de outros grandes nomes de nossa arte, tem uma notável e diferenciada atenção pela cultura. A população foi formada e cresceu notabilizando e preservando seus valores culturais. Para quem visita a cidade e admira a preservação dos casarões, pode perceber nitidamente  o carinho e o orgulho da coletividade local em preservar a cultura, a sua história. 




Em 2016, de 10 de abril a 8 de Maio, a convite do Departamento de Cultura, representado por Eliana Galvani, fui convidado a realizar exposição na Casa de Cultura Rogério Cardoso. Batizada de Paisagens de Mococa, busquei retratar na exposição justamente a identidade cultural da cidade, este amplo amor coletivo pela arte e pela cultura de uma forma geral. A exposição apresentou também outros quadros representativos da minha carreira. 




Produzi 9 quadros relendo, de forma livre, a arquitetura de alguns dos casarões de Mococa e algumas de suas paisagens mais famosas, como a praça central que mantém a escultura Mulher de Mococa, de Bruno Giorgi. 











No dia 10 de abril estive na cidade para a abertura da exposição, ao lado do pintor mocoquense Victor Luciano, que expôs no mesmo período. A abertura da exposição contou com apresentações artísticas e com a participação da comunidade. 



Nas duas semanas seguintes realizei na cidade 32 oficinas para cerca de mil crianças das escolas municipais de ensino básico. Também tive a oportunidade de atender aos professores e artistas plásticos em 3 oficinas na Casa de Cultura e aos alunos da EMEBP Barreto Coelho e da FUNVIC. As oficinas em Mococa serão descritas no próximo post. 





As crianças das escolas municipais que participaram das minhas oficinas do Projeto Artistas do Futuro puderam visitar a exposição na Casa da Cultura e conhecer mais de perto o meu trabalho.




Quero agradecer aqui o imenso carinho que recebi durante todos os dias que permaneci na cidade, especialmente a Eliana Galvani, ao Departamento de Cultura, ao Departamento de Educação, à coordenação das EMEBs, à prefeita Maria Edna, que me recebeu em seu gabinete no término do projeto com muita atenção e carinho, às diretoras, coordenadoras pedagógicas, professoras e funcionários das 12 escolas que visitei.


Eliana Galvani e a prefeita de Mococa, Maria Edna

Contato com Silvio Alvarez
www.silvioalvarez.com.br
silvioalvarez@uol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário