terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Professor de Artes Evandro Silva apresenta o Surrealismo para alunos da EMEF Profa. Othilia Fornari de Lima, em Pinhalzinho – SP, com proposta de trabalho em colagem. #colagem #collage #Surrealismo #arte #arteeducação



Escrevo hoje para registrar a iniciativa do professor Evandro Silva, que apresentou o Surrealismo aos seus alunos dos 9° anos da EMEF Profa. Othilia Fornari de Lima, em Pinhalzinho – SP, propondo trabalhos em colagem. Antes de citar a iniciativa, porém, preciso contar uma breve história. 

Há cerca de 5 anos a amiga Mércia Fígaro Nazário, aqui em Joanópolis - SP, pediu para me apresentar um rapaz que ela havia conhecido e que demonstrara enorme interesse em artes. Evandro Silva, na ocasião, era caixa de um supermercado em Bragança Paulista – SP. Ele cursava o primeiro ano de Artes Visuais na FAAT em Atibaia – SP e seu objetivo era tornar-se professor.




Mantive contato com Evandro por intermédio do Facebook e algum tempo depois ele veio ao meu ateliê com seus amigos da faculdade para participar de uma oficina de colagem. A partir desse primeiro encontro, por indicação dos alunos, recebi o convite da FAAT para ministrar oficina para cerca de 80 alunos das áreas de Pedagogia e Artes Visuais. 




Já formado, agora como Professor de Artes, Evandro Silva é hoje um grande divulgador da arte da Colagem e, sempre com ludicidade e perceptível amor pelo que faz, busca elaborar uma forma original e eficiente de comunicação com seus alunos, empregando técnicas diversas. Evandro não se contenta em transmitir a matéria, procura promover um mergulho dos alunos no processo criativo de cada artista e no conteúdo em questão. Pelo resultado dos trabalhos que tenho acompanhado, as suas aulas devem ser muito interessantes e produtivas. 

Para apresentar o Surrealismo aos alunos dos 9° anos da EMEF Profa. Othilia Fornari de Lima, em Pinhalzinho – SP, o professor propôs um trabalho de colagem a partir de texturas e de peças publicitárias previamente selecionadas. 





“Em geral, alunos dessa faixa etária, por volta dos 13, 14 anos, têm vergonha do que criam artisticamente, ou mesmo têm medo de criar. 
Ao final dessa oficina isso não transpareceu, muito pelo contrario houve muita troca. 
A arte ajuda nessa expressão e identificação, na descoberta de potencialidades
Um aluno me relatou isso numa redação no final de bimestre sobre as mudançaas de olhar sobre a arte. “ 
Evandro Silva 









Parabéns Evandro, obrigado por compartilhar tuas iniciativas em sala de aula. Siga sempre em frente acreditando na tua missão. Você acredita que a Arte pode mudar o mundo, eu também. Parabéns Mércia Fígaro Nazário por enxergar essa enorme potencialidade. 

Página do Prof. Evandro Silva no Facebook

2 comentários:

  1. Oih Silvio?
    Sugestão, que tal elaborar um curso de colagem para desenvolver junto aos professores de arte em 2015 na DE Centro Sul da SP, um abraço Anitta kil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, será um grande prazer. Podemos conversar a respeito por e-mail? silvioalvarez@uol.com.br

      Excluir