domingo, 29 de julho de 2012

Oficinas de colagem na Rio +20 - Arte e Conscientização Ambiental


Em agosto de 2011, convidado para visitar a Escola Bosque, em São Paulo, dentro do Projeto Fazendo Arte, conversei com todos os alunos e apresentei o meu trabalho de arte e conscientização ambiental. Surgia assim uma querida amizade e uma frutífera parceria. 

Neste outro post conto a respeito do projeto inicial com a Escola Bosque 




A convite da Escola Bosque, nos dias 17 e 18 de junho de 2012, realizei oficinas no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, dentro da programação da Rio+20. Foram 5 oficinas, atendendo cerca de 200 crianças de comunidades carentes da cidade, tudo com o imprescindível suporte da parceira Rose Meusburger, da Gaia Brasil.


Na foto acima, com a Diretora da Escola Bosque, Silvia Cristina Grünauer Scuracchio, em meio aos trabalhos dos seus alunos, inclusive com colagem, em exposição no Planetário da Gávea. 


O convite da Escola Bosque também possibilitou outros felizes encontros, como o bate-papo arte pedagógico com a Diretora Silvia e a Professora Simone Santiago, do Rio de Janeiro, autora de monografia baseada na técnica da colagem. Além disso, a oportunidade também propiciou a realização de 4 outras oficinas para Arteterapeutas e Professores no Ateliê Artes e Terapias, no bairro da Tijuca. 

As oficinas no Planetário da Gávea foram uma festa! Coloquei em prática o conceito “A colagem como ferramenta didática de conscientização ambiental” propondo que as crianças e jovens produzissem pequenos quadros de colagem sobre papel cartão somente com recortes de revistas, como se fossem pintar com pedacinhos de papel.















As revistas utilizadas nas oficinas foram doadas pelo Senac Interlagos, de São Paulo, arrecadadas em campanha realizada na unidade e transportadas com os demais materiais que seriam apresentados no Planetário. 

Artigo no site do Senac 

Aproveito este registro para agradecer a todos os queridos amigos da família Escola Bosque por mais esta maravilhosa oportunidade de levar arte e conscientização ambiental para as nossas crianças.


Site da Escola Bosque
http://www.escolabosque.com.br/site/#1

Mais fotos das oficinas
http://www.silvioalvarez.com.br/site/projetos/projetos/oficinas-rio20 

Site da Fundação Planetário - Rio de Janeiro
http://www.planetariodorio.com.br/

Reportagem da TV Bandeirantes – Rio de Janeiro, sobre o evento no Planetário da Gávea, dentro da programação da Rio+20.


2 comentários:

  1. Amo ver as fotos sempre, você sempre sorridente e feliz, alegria que contagia ;o) e as crianças então, nem se fala. Parabéns amigo, vc merece todos esses bons frutos!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Tays. É sempre muito bom te receber aqui :)A maior divulgadora do meu blog :D

    ResponderExcluir