segunda-feira, 23 de julho de 2012

Colagem e Arteterapia - Workshops para Arteterapeutas no Rio de Janeiro


Sonia Maria Machado dos Santos, Assistente Social aposentada do INCA RJ e Arteterapeuta, conheceu o meu trabalho por intermédio do painel “A árvore”, ao visitar o Museu Aberto da Sustentabilidade, na Praça Victor Civita, em São Paulo.

Em outra oportunidade Sonia soube que eu ministrava oficinas no curso de pós-graduação em Arteterapia da Unip, curso este coordenado pela Profa. Patricia Pinna Bernardo, e visitou meu site para conhecer mais a respeito do meu trabalho.

Sonia e sua filha, Luciana Machado dos Santos, Pedagoga, Psicopedagoda e Arteterapeuta cursaram juntas a pós-graduação em Arteterapia e mantêm o Projeto Rodarte, com grupos de idosas do Rio de Janeiro. O nome do projeto é inspirado em Paulo Rodarte, pai de Sônia e avô de Luciana, já falecido, vítima da doença de Alzheimer 

Com o grupo de idosas do projeto, as arteterapeutas falaram de minha carreira e apresentaram reproduções de alguns dos meus trabalhos. Na oportunidade, foi proposto que estas produzissem uma releitura de “A Árvore”, de 2009. 

Por e-mail, Sonia Santos contou sobre o resultado da atividade: “a proposta foi muito bem aceita, a finalização foi excelente e além de trazermos para o encontro a história da arte com o artista plástico Silvio Alvarez, trabalhamos com uma das técnicas que as nossas idosas mais apreciam: a colagem”.  





No dia 27 de maio de 2012, no Encontro da Associação de Arteterapeutas do Rio de Janeiro - AARJ,  Sonia e Luciana prestaram uma homenagem a este artista plástico ao apresentarem novamente o meu trabalho e ao proporem a atividade de colagem para os profissionais da AARJ.  




Foi com grande alegria que, ainda por intermédio da internet, soube das mencionadas atividades e da homenagem prestada. 

Como eu estava com viagem marcada para o Rio de Janeiro, onde participaria da Rio +20, com oficinas no Planetário da Gávea, uma nova oportunidade surgiu, a de eu ministrar workshops no Atelier Artes & Terapias, de Luciana Machado, Sonia Santos e da Psicóloga e Arteterapeuta Profa. Eveline Carrano, no bairro da Tijuca. 

Aqui com a Profa. Simone Santiago, as Arteterapeutas Sonia Santos e Luciana Machado e a produtora cultural Rose Meusburger. 





Site do Projeto RODARTE
http://rodarte.arteseterapias.com.br/

Silvio Alvarez - contato
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br 

www.silvioalvarez.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário