quarta-feira, 4 de abril de 2012

A colagem como recurso expressivo em Arteterapia

Já contei aqui como foi que comecei a fazer colagem, mas a ocasião pede um flashback. Esta semana realizei mais um workshop no curso de pós-graduação em Arteterapia da Unip – Unidade Vergueiro, coordenado pela Profa. Patrícia Pinna Bernardo.


Em 1989, encerrando um ciclo de vida, senti a necessidade de ter um hobby. Passei, então, a recortar figuras de revistas e a criar pequenas composições de colagem. Como em momento algum da minha vida demonstrei qualquer talento para a pintura ou desenho, jamais poderia imaginar que estava também me tornando um artista plástico. 

Comecei a expor no ano 2.000 e muitas coisas boas começaram a acontecer. Em 2004, por intermédio das redes sociais conheci a Profa. Patrícia Pinna Bernardo, que há muito utilizava a colagem como recurso expressivo para a Arteterapia. A princípio o que nos aproximou foi o piano do consultório de Patrícia, todo decorado com colagens e cuja foto estava em seu álbum do Orkut. Foi por intermédio da nova amiga psicóloga, arteterapeuta e professora que descobri que havia utilizado a colagem como forma de externar meus sentimentos, intuitivamente. Ou seja, “sem querer querendo” eu havia empregado a Arteterapia em causa própria, sem ter conhecimento aprofundado do quanto o emprego da Arte pode ser eficaz em tratamentos terapêuticos. 

A partir de 2008, a convite da Profa. Patrícia Pinna Bernardo, passei a realizar oficinas no curso de pós-graduação em Arteterapia da Unip, em São Paulo.  Como não sou arteterapeuta, segui realizando minhas oficinas Brasil afora como artista plástico, mas a partir de então com um radar ligado. Mesmo sem propor durante as atividades nada que faça referência à Arteterapia, já perdi a conta da quantidade de vezes em que notei os participantes das minhas oficinas fazerem uso da atividade para expressar suas urgências emocionais, intuitivamente, igualzinho como aconteceu comigo. É impressionante e maravilhoso! Apenas observo e vou reunindo todas essas experiências para contá-las em meus workshops da pós-graduação em Arteterapia.

No dia 31 de março de 2012, realizei mais um workshop na Unip vergueiro, desta vez para pós-graduandos da turma Arteterapia Aplicada 2, dentro do módulo de Recursos Expressivos. Duas vezes por ano é assim, saio de lá feliz da vida e com a renovada certeza de que a Arte mudou a minha vida para sempre! 


Desta vez, para realizar a atividade, contei com o suporte da parceira Rose Meusburger, da Gaia Brasil. Durante o workshop, que acontece das 9h00 às 17h30, além de narrar alguns casos mais pertinentes, ligados à Arteterapia e que reuni durante minha carreira, conto também como a Arte surgiu em minha vida, falo do processo criativo, apresento os projetos que realizei até aqui e incluo muito material sobre a História da Colagem.


Com as Profas. Oneide Regina Depret, Patrícia Pinna Bernardo e a Produtora Cultural Rose Meusburger, da Gaia Brasil 

Além de agradecer à coordenação do curso, amigas de longa data, por mais esta oportunidade e à querida parceira Rose Meurburger por seu incondicional apoio de sempre, quero deixar aqui um abraço imenso para a turma Arteterapia Aplicada 2 que me recebeu com enorme carinho. Outro abraço imenso em todos aqueles que já participaram das minhas oficinas em anos anteriores. Contem sempre comigo. Até aproxima!  

Site Patrícia Pinna Bernardo
http://patriciapinna.psc.br/

Um comentário:

  1. Ainda não tive a oportunidade de participar! Mas... o momento está chegando! ebaaaa!!! beijo
    Lídia

    ResponderExcluir