segunda-feira, 23 de abril de 2012

Silvio Alvarez - Colagem e arte postal


Segundo  artigo de Maira Reis, para a Revista da Cultura, a arte postal surgiu em 1962, quando o artista plástico norte-americano Ray Johnson (1927-1995) criou a escola New York Correspondance School of Art. A ideia visava estimular a produção artística via troca de correspondências, tornando o correio um veículo imprescindível para a integração cultural entre artistas das mais diversas partes do globo.

Durante um bom tempo apenas namorei de longe a ideia de participar desse movimento universal. No começo não entendia muito bem como um trabalho artístico poderia ser enviado pelos Correios e qual o real sentido da atividade. O tempo passou, pesquisei algumas iniciativas de arte postal na internet e resolvi atender a uma primeira convocatória, vinda da Bélgica. A proposta, em especial, chamou minha intenção por tratar-se exclusivamente de trabalhos com a técnica da colagem e com a finalidade de apresentar o surrealismo às crianças da Biblioteca Central de Hainaut. 





A partir daí peguei o gosto pela coisa e passei a ficar mais antenado em outras convocatórias  de arte postal à disposição na internet, que, diga-se de passagem, não são poucas. Em geral escolho aquelas cujos temas tenham mais a ver comigo, com temas que em geral abordo em meus quadros. E quando essa identidade acontece, quase sempre surge de pronto uma ideia na cachola. A arte postal possibilita que apresentemos livremente as nossas visões sobre os mais variados temas. O que me atrai no formato, sobretudo, é a liberdade. Fico livre para criar sobre um tema que aprecio, e é uma viagem. Além do quê, em geral são solicitados trabalhos de 10 x 15 cm, o que não exige muito tempo de produção.  

Na sequência surgiu a convocatória de Claudia Ligorria, da Argentina, com o tema “Mi lugar en el mundo”. Mãos à obra! Desta vez, a mostra de arte postal foi realizada na Fundação Plurales, em San Fernando, Buenos Aires. 


No caso do trabalho para a Mostra Cinema e Diversidade, do CineClube Paraty, uma iniciativa do amigo artista plástico e colagista Lauro Monteiro, tinha já em mente produzir algo misturando diferentes fisionomias. A convocatória veio de encontro ao que havia previamente elaborado.



Mais recentemente tomei conhecimento, por intermédio do Twitter, da 1º Mostra Internacional de Arte Postal de Trinidad & Tobago, com o tema “self-portrait”. Lá estava eu “mais uma vez de novo outra vez novamente”.







Não é legal? Além de propagar e incentivar a arte junto à criançada de todo o mundo, a arte postal também promove a amizade entre os promotores e artistas. É uma experiência fascinante que recomendo a todos aqueles que apreciam arte. Pois é, não é necessário ser artista para participar, basta querer, encontrar uma convocatória legal na internet, ter uma ideia em mente e ir até a agência dos Correios mais próxima. 

Artigo de Maira Reis para a Revista da Livraria Cultura
http://www.revistadacultura.com.br:8090/revista/rc52/index2.asp?page=arte

Arte Correo – Claudia Ligorria – Argentina

http://www.artecorreo-claudialigorria.blogspot.com.br/search/label/EXPOSICION%20DE%20OBRAS%20CONVOCATORIA%20%22MI%20LUGAR%20EN%20EL%20MUNDO%22


Mostra Cinema e Diversidade – Cineclube Paraty – Artigo Paraty OnLine
http://www.paratyonline.com/jornal/2011/12/cinema-e-diversidade-mostra-de-arte-postal-casa-da-cultura-paraty/

Postal Art – Trinidad & Tobago
http://www.postalarttrinidad.com/home


Nenhum comentário:

Postar um comentário