terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Oficinas de Colagem e Projeto Arte ao Cubo no SESC Palmas - Tocantins


Começo de ano é tempo de organizar a produção, pensar em novos caminhos, redirecionar os já traçados, e também de lembrar os projetos mais significantes do ano anterior. Aos poucos vou deixando meu blog devidamente atualizado. Hoje falo do projeto que desenvolvi para o SESC de Tocantins, em junho de 2011.

Tudo começou quando o Prof. Alexandre Araripe, da Educação Infantil do SESC de Palmas, realizou uma pesquisa na internet sobre arte sustentável. Ele apresentou aos seus aluninhos uma das reportagens a respeito do meu trabalho e propôs que estes produzissem uma série de colagens para uma exposição na unidade de Tocantins.



Foi por intermédio das redes sociais que fiquei sabendo da iniciativa do Prof. Alexandre. Emocionado por inspirar algo tão bacana com minha atividade arteira, respondi ao professor e começamos a conversar. Ele me contou como tudo aconteceu e, após este contato, apresentou o meu trabalho para o promotor cultural do SESC Tocantins, Vone Petson. Foi dessa forma que surgiu o convite para que eu inaugurasse o projeto de art specific Arte ao Cubo. Nesse projeto, cada artista convidado é chamado para interferir em três cubos de metal de 2,20m de altura.


Produzi 6 colagens de 30x30cm, uma para cada face, estas foram devidamente ampliadas e plotadas nos cubos. Foi uma experiência incrível! Os cubos de metal ficam bem ao lado da unidade SESC de Palmas e bem em frente a uma linda paisagem típica de cerrado. 





Convidado para a inauguração do projeto, e já que eu estaria em Palmas por alguns dias, julguei por bem sugerir ao SESC a realização de oficinas para professores e alunos da rede municipal. Com muita atenção, atendendo ao meu pedido, para que o projeto fosse viabilizado, foi firmada uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Além de inaugurar o Arte ao Cubo, realizei oficinas para 60 professores da rede pública e para 20 alunos da Escola Municipal em Tempo Integral Dona Lindú. Também realizei pocket oficinas para alunos da Educação Infantil do SESC, para os mesmos alunos que haviam produzido a exposição inspirada em meu trabalho.










O SESC de Palmas também promoveu uma exposição dos meus trabalhos no hall da unidade. Fiquei muito feliz com o convite e com o carinho e a atenção que recebi de toda a equipe. A inauguração contou com a presença de autoridades locais, apresentações musicais, discursos, descerramento de placa, fogos de artifício... Algo para jamais esquecer. 



Aproveito este post para deixar registrado aqui o meu agradecimento à toda equipe do SESC Tocantins, à Secretaria de Educação de Palmas, ao Prof. Alexandre Araripe, a Vone Petson, e também para mandar um grande abraço à todas pessoas que conheci quando da minha passagem por Palmas.


Conexão Tocantins
http://conexaoto.com.br/2011/06/17/palmas-tem-mais-um-espaco-para-exposicao-de-artes/



Aqui com Vone Petson e o Prof. Alexandre Araripe



6 comentários:

  1. Silvio,
    toda vez que venho aqui o desejo de volta a lecionar na educação infantil aumenta mais.
    E olha que já havia me decidido há não trabalhar mais com essa faixa etária.
    Mas o que é viver senão mudar, fazer e refazer nossas escolhas?
    Um abraço e parabéns pelo projeto.
    Regina Márcia
    http://www.jeitinhomineiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina. Fico muito feliz de conseguir te inspirar nesse sentido :D A vida é feita de ciclos,não é mesmo? Sucesso nas tuas novas escolhas. Conte com esse vosso amigo arteiro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo,
    foi com alegria e muita satisfação que vi vc entre os amigos dos Jeitinho Mineiro.
    Fiquei muito honrrada. De verdade.
    Tenha um domingo tão bonito quanto suas obras.
    Muito Obrigada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço tua atenção, Regina. :)

    ResponderExcluir
  5. oi! vim conhecer seu blog e te convidar pra participar do sorteio no meu blog ficarei muito feliz comsua participação
    bjinhossssss!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, trabalho maravilhoso, adorei a dimensão e adoro ver a criançada, sempre!

    ResponderExcluir