terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Colagem e Arteterapia


Conheci a Profa. Patrícia Pinna Bernardo em 2004, por intermédio das redes sociais, e, de lá para cá, graças a ela, passei a tomar contato com a Arteterapia de forma bastante ampla.


Não posso deixar de considerar que, intuitivamente, em um momento bastante difícil da minha vida, acabei por empregar a Arteterapia em causa própria. A Arteterapia, por meio da colagem, possibilitou que eu externasse os sentimentos e chegasse mais rápido à solução dos problemas que emperravam a minha existência. As produções em colagem que realizei a partir de 1989 forneceram o material fundamental para o avanço do meu processo terapêutico. A parti daí, ainda no meu caso, além de uma eficiente terapia, a colagem também acabou por revelar um novo e realizador caminho profissional.

Sabe-se hoje, que a colagem, além da expressão por meio de renovação de imagens, ao possibilitar a desconstrução e construção de cenas cotidianas, pode atuar como eficiente instrumento arteterapêutico, possibilitando também o treinamento do raciocínio e da coordenação motora.


A convite da Profa. Patrícia, pelo segundo ano consecutivo, realizei um workshop para alunas da pós-graduação em Arteterapia Aplicada da UNIP Vergueiro, no dia 19 de dezembro de 2010.



Nesta oficina trabalhamos o conceito das mandalas. Por coincidência ou não, praticamente todos os meus trabalhos da fase inicial seguiam este formato. Jung explica!



Patrícia Pinna Bernardo
Psicóloga formada pela USP e Arte-educadora pela FAAP, pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), doutora em Psicologia (USP) e Mestre em Psicologia (PUC), tendo pesquisado a questão da Criatividade, Mitologia Criativa e da utilização de recursos expressivos em terapia, educação e em grupos de desenvolvimento da criatividade com todas as idades. É coordenadora e professora da Pós-Graduação em Arteterapia da UNIP, Professora universitária (desde 1995) em cursos de Graduação e Pós-Graduação, em Psicologia, Arteterapia, Arteeducação, Musicoterapia, Pedagogia e Artes Plásticas.

Silvio Alvarez - contato para oficinas
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br 

www.silvioalvarez.com.br 



4 comentários:

  1. Gratidão pelo compartilhar das preciosas palavras e arte durante o ano.
    Feliz dias, feliz todos os dias ;)
    Beijos e Flores

    ResponderExcluir
  2. Silvio e Patrícia, uma parceria inteligente que deu certo e continuará por muito tempo porque arte e vida se complementam trazendo beleza e encantamento. Parabéns! Lindos trabalhos de arte! Uma viagem para dentro de si mesmo.

    Abraços fraternos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  3. Tomara que eu possa estar presente na oficina de 21 de maio. Sou formanda em Arteterapia, moro em Salvador e admiro muito sua obra e o trabalho de Patrícia.
    Parabéns!!
    Muita Luz!

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana ler seu depoimento Silvio!
    Minha Amiga Patinha (Cláudia Antunes) iniciou um trabalho comigo e mais duas amigas no qual cada uma vem construindo a sua Caixa dos Sonhos/Desejos e particularmente tenho amado a experiência. Hj, depois de dias mto difíceis, peguei a minha caixa para retomar meus desejos. Saiba que foi um momento especial que me repensar como estou levando minha vida! Muito legal! Agora fiquei curiosíssima em fazer a mandala .... Deve ser maravilhosa a experiência!
    Muita Luz e Bj no coração
    Anete/Salvador - Bahia

    ResponderExcluir