terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Colagem - Arte ambiental - Silvio Alvarez participa da XII FIMAI - 2010


Sobre a participação na XII FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, de 9 a 11 de novembro de 2010, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Minha participação na XII FIMAI começou a ser desenhada em junho deste ano, em Curitiba, ao expor em outra feira de sustentabilidade, a ReciclAção.

Outro expositor da ReciclAção, Manolo, representante da empresa Dutrafer, falou-me da importância da FIMAI no cenário industrial e forneceu um contato, Rosana. Muito bem acolhido por sinal, visitei o escritório da Revista Meio Ambiente Industrial, em Perus, São Paulo e acertei a participação no evento.

A pedido de Rosana, produzi 100 pequenos quadros (15 x 10 cm) para serem entregues como brinde de participação aos expositores. Elaborei uma logomarca estilizada da FIMAI, utilizando como textura de fundo as páginas da Revista promotora do evento. Foi a primeira vez que realizei uma produção, assim, em série, e creio que acabei também por demonstrar que a colagem pode ser uma boa opção para a área de brindes corporativos. Levei uns dois meses para recolher todo o material necessário, para recortar as imagens e finalizar a colagem propriamente dita. Deu muito trabalho, mas gostei da experiência e do resultado.

foto: Thiago Ramos

Além disso, ficou acertada a produção de um painel de colagem durante o evento, recurso que costuma trazer bons resultados, já que, de forma prática, apresenta a técnica e promove espontaneamente uma maior interação com os visitantes da feira.





foto: Thiago Ramos

Desta vez resolvi produzir uma releitura de “A Árvore da Vida”, de Gustav Klimt. Há muito pensava em fazer algo baseado na obra do pintor austríaco, autor do célebre “O Beijo”. Foi uma viagem maravilhosa, principalmente ao buscar, nas imagens das revistas, os tons aproximados empregados pelo Mestre.


foto: Zé Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário