sábado, 26 de junho de 2010

Oficinas de colagem para artesãos licenciados de Curitiba


Iniciativa da Prefeitura de Curitiba – Instituto Municipal de Turismo - Coordenação de Artesanato

A convite e graças ao apoio do Instituto Municipal de Turismo – Coordenação de Artesanato, aproveitando minha passagem por Curitiba quando da participação na Feira ReciclAção, nos dias 21 e 22 de junho de 2010 realizei 4 oficinas a 60 artesãos licenciados.


O evento marcou a inauguração do espaço para oficinas na Casa do Artesanato, reaberta em março após ser restaurada. Na reforma, a estrutura interna teve mudanças. No térreo, funciona uma loja para a venda e exposição de objetos feitos por artesãos locais e um Ponto de Informação Turística, com dicas sobre os melhores locais para visitação, meios de transporte, hotéis e restaurantes.A Casa do Artesanato de Curitiba foi criada em 16 de novembro de 1980 e já funcionou em outras sedes, entre elas na Rua Doutor Muricy. Em 1990, passou para o endereço atual, na Mateus Leme.


Creio que não preciso dizer, mas ministrar oficinas para artesãos não é lá uma tarefa muito fácil, é uma grande responsabilidade. São profissionais habituados a lidar com os mais variados materiais, experts no quesito criatividade, já que têm no artesanato, quando não a garantia do sustento, uma importante complementação de renda.

Cabe aqui ressaltar o cuidado e a atenção da Prefeitura de Curitiba para com os setores de Artesanato e Turismo. O Instituto Municipal de Turismo, através de sua Coordenação de Artesanato, anteviu a possibilidade da técnica de colagem, presente em meus trabalhos, servir de complemento às técnicas usuais na atividade desenvolvida na cidade. É claro que tendo sido eu o escolhido para realizar as oficinas, transformo-me em suspeito para falar, mas achei esta iniciativa o máximo.


A idéia da Coordenação de Artesanato é a de também oferecer outros cursos sempre com a idéia de diferenciar cada vez mais o já competente Artesanato de Curitiba, potencializando o emprego de materiais recicláveis na produção das peças.

Trabalhei com 4 turmas maravilhosas, de um carinho e atenção sem igual. Depois das oficinas na Casa do artesanato, saí de Curitiba com aquela sensação gostosa de dever cumprido e muito, muito feliz.
As oficinas foram um sucesso! Propiciaram um intercâmbio artístico maravilhoso. Aprendi muito e fiz uma porção de amigos.



Descobri, em contato com os artesãos, que a colagem pode ter um alcance muitíssimo maior do que o imaginado até aqui pelos artistas que dominam a técnica.

Quero agradecer a todos do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba pela confiança e pela atenção para com este “arteiro”, em especial a Marily Pires Lessnau e Lucilene Cristovam, da Coordenação das Feiras de Artesanato.

No domingo dia 20, na véspera das oficinas, pude tomar contato mais próximo com os artesãos e com o público em geral ao participar da Feira Garibaldi, também conhecida como Feira do Largo da Ordem, a segunda maior feira de artesanato do país.
Expus meus quadros da nova série Arte e Sustentabilidade e, ao trocar figurinhas com visitantes e participantes, constatei o quanto a cidade de Curitiba é voltada para a Cultura de uma forma geral.

Artigo Paraná Online
http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/453979/?noticia=ARTISTA+DE+COLAGEM+PARTICIPA+DE+FEIRA+DE+RECICLAGEM

Feira Garibaldi
http://www.feiradolargo.com.br/

3 comentários:

  1. Silvio, eu amo o amor e o entusiasmo que vc tem pelo seu trabalho. Com tanto amor, não podia ser diferente, só podia ser essa lindeza toda que é mesmo.
    Muito sucesso sempre, meu amigo!!
    Abraço,
    Rosângela Guedes

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mais uma vez por esta conquista e pela iniciativa da Prefeitura de Curitiba!!!

    Sucesso sempre!!!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Sílvio!!! Eu pude participar deste curso e adorei, realmente esta técnica é maravilhosa!! Espero que volte à Curitiba brevemente.

    Abraço,

    Léa.

    ResponderExcluir