sábado, 26 de junho de 2010

Colagem - Arte Ambiental - Feira de reciclagem - ReciclAção - 2010


Há muito penso em participar de uma feira de sustentabilidade em suas mais variadas vertentes.
A primeira que deu tudo certo, de fato, foi a ReciclAção – Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação & Tecnologia Ambiental, cuja quinta edição aconteceu em Curitiba de 16 a 19 de junho de 2010.


Sempre acreditei que meu trabalho tem tudo a ver com reciclagem e com conscientização ambiental. Quando comecei a dedicar mais tempo à colagem, meus amigos e vizinhos passaram a doar revistas. Ao constatar que a matéria-prima da minha arte era “lixo”, as fichas caíram. Percebi que minha arte estaria para sempre associada à reciclagem e à preservação.

Passei a atuar mais efetivamente na área de conscientização ambiental ao perceber que as crianças e jovens que participavam dos meus workshops poderiam, através de uma experiência lúdica, sair dali e imediatamente atuar e propagar o conceito da reciclagem, de forma prática e eficaz. Não sei se acontecerá através da colagem, mas penso que ao introduzirmos este novo conceito de vida na cachola da garotada, de verdade, faremos a diferença.

Sendo assim, seguindo essa linha de raciocínio, não estive na feira para vender quadros, não diretamente. Viajei a Curitiba e fiz questão de participar deste importante encontro, promovido há 5 anos pela Monte Bello Eventos, para divulgar a colagem aliada à reciclagem e para lançar à coletividade a proposta do emprego da técnica como ferramenta didática para conscientização ambiental.




Creio que, desta forma, conseguiremos, junto às futuras gerações, promover uma reconceitualização quanto ao real significado do que hoje compreendemos por “lixo”.

Quero agradecer a Valdir Bello, da Monte Bello Eventos, por seu apoio e visão profissional.

Apoio: Prefeitura de Curitiba - Instituto Municipal de Turismo - Coordenação de Artesanato

Contato Silvio Alvarez
silvioalvarez@gaiabrasil.com.br 

www.silvioalvarez.com.br

Site da ReciclAção

Artigo Paraná online

Coluna de Vera Rosa
Guia de São José dos Pinhais - Hora H News

2 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa! Tomara que o desejo das pessoas de participar de trabalhos colaborativos se torne cada vez maior!

    ResponderExcluir
  2. Seu trabalho magnífico sempre me surpreende. Parabéns!

    ResponderExcluir