domingo, 28 de maio de 2017

Artista Plástico Silvio Alvarez realiza oficina de Artes da Família na Casa da Cultura de Joanópolis com vida e obra de Cândido Portinari e releitura do quadro Meninos Brincando



No dia 20 de maio de 2017 realizei a terceira Oficina de Artes da Família na Casa da Cultura de Joanópolis, reunindo crianças e adultos, com o tema Cândido Portinari e o quadro Meninos Brincando.




A iniciativa é da Prefeitura de Joanópolis,  por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social / CRAS e Secretaria Municipal de Educação e Cultura com apoio da Casa de Cultura Pró-Joá. 
A oficina de Artes da Família, em Joanópolis, acontece uma vez por mês, aos sábados, das 10:00 às 12:30 horas. Nos dias que antecedem a oficina visito as duas escolas de Ensino Fundamental I, EMEF José Benedito de Salles Bayeux e EMEF Emília Ximenes Capozolli, classe por classe, e, de forma bem humorada, convido as crianças para o evento, acompanhada de seus responsáveis.




Na segunda hora da oficina apresentei vida e obra do pintor escolhido para na sequência propor que crianças e adultos produzissem uma releitura em colagem de um quadro específico. Na terceira oficina falei do consagrado pintor brasileiro Cândido Portinari e os participantes produziram uma releitura da obra Meninos Brincando empregando recortes de revistas e uma reprodução do quadro em papel couchê. 




Mais uma vez presença de crianças e pais superou as expectativas. A terceira oficina contou com a presença do Prefeito de Joanópolis, Mauro Garcia, da Secretária de Assistência Social, Elke U.H. de Andrade, da Secretária de Turismo Renilde. Agradeço às orientações, carinho e presença constante da professora Neide Rodrigues Gomes. Agradeço ao primordial apoio da Casa da Cultura de Joanópolis - ONG Pró-Joá, na pessoa do seu presidente Rafael Gonçalves de Oliveira, sua esposa Josine Criselari e do estudante de artes visuais Tiago Tucci, que estão sempre ao meu lado nesse grande desafio. Em especial nessa edição agradeço ao apoio de Aline Badari e João Levy, estudantes de Artes Visuais da FAAT, de Júlio Cunha, o Julhão e à Loja do Pradinho que gentilmente confeccionou os "bolsos da avó do Portinari".






  
A ideia da realização da Oficina de Artes da Família, em Joanópolis, surgiu a partir do Projeto Artistas do Futuro, que vem atendendo alunos e professores das escolas municipais desde 2011.  
O Projeto Artistas do Futuro foi criado em Joanópolis, em 2011, com o intuito de fornecer conteúdo adicional aos professores da rede pública de ensino, a respeito de arte e arte educação.  Além de Joanópolis, desde sua criação, o projeto já atendeu cerca de 12 mil crianças em diversos municípios paulistas: Joanópolis, Piracaia, Santos, Cubatão, São Vicente, Guararema, Suzano, Guarulhos, Irapuã, São José do Rio Preto, Guapiaçu, Porto Ferreira, Mococa e Araçatuba. 




Este trabalho convida o aluno à compreensão do saber estético e à construção de novos saberes artísticos. Entender a arte como conhecimento, trabalho e expressão próprios do ser humano leitor e transformador do mundo, é a tarefa do professor, articulando seus eixos criativos e expressivos na interdisciplinaridade, por meio do processo criativo.





A proposta do projeto é auxiliar no diálogo com o mundo: observar, refletir, compreender, expressar, fazer, compartilhar, despertando o talento dos jovens artistas. 

A colagem, além de estimular a criatividade na expressão por meio da renovação de imagens, propicia a desconstrução e construção de cenas cotidianas, pode atuar também como eficiente instrumento de arteterapia possibilitando o treinamento do raciocínio e da coordenação motora. 




Acreditamos que a técnica, por propor o emprego de imagens disponíveis em revistas, pode atenuar o distanciamento do público infantil para com a arte, estimular a criatividade e o espírito crítico de forma bastante ampla.

Utilizada há muito como ferramenta didática nas escolas, com os graves problemas ambientais contemporâneos, a colagem ganha outra importante função: a de auxiliar na conscientização a cerca da importância da reutilização e da reciclagem dos materiais.




Oficinas - metodologia

Sempre de forma lúdica, falo da importância da arte em nossa vida (sensibilidade – criatividade – externar de emoções), ensino o básico da técnica de colagem e apresento obras de grandes mestres da pintura do Brasil e do mundo, sugerindo uma visão crítica. Na terceira etapa do projeto o tema central é A Arte de Observar.




Proponho que os participantes produzam releituras empregando a técnica da colagem, em papel cartão (15cm x 15cm), mesclando imagens das obras célebres (reproduções em papel couchê) e recortes de revistas.

Assista à reportagem sobre o Projeto Artistas do Futuro em Joanópolis na TV Globo Vanguarda Paulista 



Confira em meu site todas as fotos da terceira Oficina de Artes da Família
http://www.silvioalvarez.com.br/casa-de-cultura-de-joanopolis-maio-2017/

Contato com Silvio Alvarez
www.silvioalvarez.com.br
silvioalvarez@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário