sábado, 4 de junho de 2016

Oficinas de Colagem - Artista plástico Silvio Alvarez realiza projeto Artistas do Futuro para mil crianças das escolas públicas – EMEBs - de Mococa – SP



De 11 a 20 de abril de 2016 realizei 32 oficinas do projeto Artistas do Futuro em 12 EMEBs (pré-escolas) da rede pública de Mococa – SP. Foram atendidas mil crianças de 4 e 5 anos, em oficinas de 2 horas de duração. Além das oficinas nas escolas realizei 3 oficinas para professores na Casa de Cultura Rogério Cardoso.




O Projeto Artistas do Futuro em Mococa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, com coordenação dos Departamentos de Educação e de Cultura, contando com apoio institucional da Henkel (Cola Pritt – Cascorez) e parceria ADRAT. 

Minha história com a cidade de Mococa, no interior do Estado de São Paulo, iniciou-se em 2014 quando fui convidado pelo Departamento de Educação para realizar oficinas de colagem. A coordenadora pedagógica Cynthia Trepodoro Honorato, da EMEB Alice Rezende Bernardes apresentou meu trabalho para os alunos da escola e entrou em contato para que eu pudesse estar mais perto das crianças.


Com Eliana Galvani, que coordenou a série de oficinas em meu retorno à cidade 


De lá pra cá meu carinho pela cidade só aumentou. Mococa, cidade natal do consagrado escultor Bruno Giorgi e de outros grandes nomes de nossa arte, tem uma notável e diferenciada atenção pela cultura. 

Todas as escolas me receberam com imenso carinho! 

EMEB Profa. Maria Helena Scardazzi Aspase










EMEB Profa. Alice Rezende Bernardes









EMEB Guiomar Vasconcelos de Lima









EMEB Archibald Rehder







EMEB Prof. José Manoel Luchesi







EMEB Profa. Marietta Lacerda de Figueiredo








EMEB Profa. Ivone Gonçalves Canesqui







EMEB Maria Belomo Zanetti







EMEB Prof. Washington Guedes Carneiro









EMEB Profa. Marietta Lacerda de Figueiredo









EMEB Profa. Dalva Yasbech Bosco







EMEB Profa. Silvia Helena Dias Soares 









Nas oficinas do Projeto Artistas do Futuro na pré-escola, sempre de forma lúdica, as crianças tomam contato com as diversas formas de arte, são informadas da importância do estudo da arte e conhecem 5 obras de grandes mestres da pintura: Leonardo da Vinci – Mona Lisa, Pablo Picasso – O Retrato de Dora Maar, Tarsila do Amaral – Morro da favela, Alfredo Volpi – Barco com bandeirinhas e pássaros e Cândido Portinari.




As crianças podem, então, escolher uma das obras apresentadas e recebem uma reprodução fotográfica da mesma para recortar e colar criando uma composição – releitura em colagem, aliando para tanto uma imagem coletada em revistas.  

Posteriormente, as crianças das escolas municipais que participaram das minhas oficinas do Projeto Artistas do Futuro puderam visitar a exposição na Casa da Cultura e conhecer mais de perto o meu trabalho.




Quero agradecer aqui o imenso carinho que recebi durante todos os dias que permaneci na cidade, especialmente a Eliana Galvani, ao Departamento de Cultura, ao Departamento de Educação, à coordenadora das EMEBs, Kátia Beloti, à prefeita de Mococa Maria Edna, que me recebeu em seu gabinete no término do projeto com muita atenção e carinho, às diretoras, coordenadoras pedagógicas, professoras e funcionários das escolas que visitei.



Eliana Galvani e a prefeita de Mococa, Maria Edna



Contato com Silvio Alvarez

www.silvioalvarez.com.br
silvioalvarez@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário