sexta-feira, 28 de março de 2014

Oficinas de colagem do Projeto Artistas do Futuro na Escola Vicente Camargo Fonseca, em Joanópolis – SP – Releituras em colagem de obras de grandes mestres da pintura– arte educação – ferramenta didática – arte e consciência ambiental


Em 2011/ 2012 dei os primeiros passos com o Projeto Artistas do Futuro em Joanópolis, graças ao reconhecimento e imprescindível apoio da ONG Pró-Joá – Casa de Cultura. Neste ponto de partida realizei oficinas básicas de colagem para cerca de 300 crianças e 30 professores, na Creche Nossa Senhora das Graças, Escola José Benedito de Salles Bayeux, CRAS, Projeto Acolher e para professores da Escola Emilia Ximenes Capozoli.


Jornal Tribuna da Cidade - Joanópolis - março 2014

A partir de setembro de 2013, agora a convite da Secretaria de Educação e Cultura de Joanópolis, e com apoio da Henkel em material (colas Pritt e Cascorez) comecei a realizar um grande sonho, o de levar as oficinas do Projeto Artistas do Futuro para todas as crianças da rede municipal de ensino de Joanópolis. Serão atendidos, ao todo, cerca de 1.800 crianças, jovens e professores, da pré-escola ao 9° ano.


Nos dias 10, 11, 12, 13, 17 e 18 de março de 2014 realizei as oficinas de colagem do Projeto Artistas do Futuro na Escola Vicente Camargo Fonseca, em Joanópolis. Foram atendidos cerca de 550 jovens de 6° ao 9° ano e professores. Foram dias mágicos de intenso aprendizado, de muita alegria e criatividade. A EMEF Vicente é uma escola linda e imprescindível com alunos maravilhosos e que merece todo o carinho e atenção da comunidade. Agradeço à Secretaria da Educação e Cultura de Joanópolis pela confiança e iniciativa. Agradeço a todos os alunos, professores, coordenação e funcionários pelo imenso carinho com que fui recebido. Eu não me esquecerei de vocês. 


















Ao realizar oficinas de colagem com recortes de revistas para as crianças e jovens de Joanópolis estamos também falando de estímulo à reciclagem, de promover, além do contato com a arte, a importância do reaproveitamento de materiais. Dados da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Joanópolis indicam que 50% do peso total de materiais recicláveis comercializados são compostos de papel e papelão.

Este projeto trata primeiramente da sustentabilidade e da necessidade da reutilização e reciclagem de materiais, sobretudo do papel. O Brasil recicla cerca de 3,5 milhões de toneladas de papel por ano (quase metade da sua produção), mas muita coisa ainda é desperdiçada (Fonte: Site Planeta Sustentável).

O projeto também aspira criar o hábito da pesquisa, incentivando a curiosidade, desenvolvendo a percepção e a imaginação. Pretende-se, na primeira parte da atividade, com a apresentação das obras de artistas famosos, que os alunos mergulhem num conhecimento historicamente produzido, enquanto desenvolvem noções estéticas de ritmo e equilíbrio. Desta forma, são utilizadas obras de pintores consagrados, com a apresentação de suas biografias. A seguir os alunos desenvolvem seus projetos de criação, elaborando sua idéia e confeccionando sua colagem com a obra escolhida, ampliando seu universo com o uso da textura e da cor.










A segunda etapa do Projeto Artistas do Futuro foi elaborada a partir de uma experiência desenvolvida pela amiga e parceira Simone Santiago, Professora de Artes das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro. Simone propôs aos seus alunos a produção de releituras de obras célebres utilizando colagens de gravuras das mesmas complementadas com recortes de revistas e interferência digital.




Estímulo à criatividade... Por que? 

Pesquisas realizadas pela Fundação Botín, em Santander, na Espanha, indicam que as atividades criativas têm impacto fundamental na vida adulta de uma criança: uma educação rica em artes pode elevar em 17,6% as chances de ingresso no ensino superior e de um bom emprego. 
   
No sentido contrário, a ausência de atividades criativas pode aumentar em cinco vezes as chances de um jovem ser dependente de ajuda financeira ou assistência pública. O estudo, denominado Bom Dia Criatividade, foi lançado em Madri (Espanha) e teve colaboração de especialistas de diversos países, inclusive do Brasil. 

Os mais envolvidos com artes faltam menos e se sentem mais felizes na escola, além de demonstrarem mais interesse em ler, escrever e realizar operações matemáticas complexas.

Para ter acesso a todo o relatório da Fundação Botín 

Fundação Botín, de Madrid, apresenta relatório internacional sobre a importância do desenvolvimento de criatividade desde a infância

Projeto Artistas do Futuro

Em setembro de 2013 iniciei essa nova etapa com oficinas para as crianças do Projeto Acolher. Como as crianças com necessidades especiais do Projeto Acolher já estão inseridas nas classes da Escola Emilia Ximenes Capozoli, elas tiveram acesso à atividade em primeiro lugar e assim puderam participar com maior desenvoltura e integração durante as oficinas realizadas na escola.



Nos dias 29, 30, 31 de outubro e 1° de novembro de 2013 ministrei as oficinas do Projeto Artistas do Futuro para as 400 crianças da Escola Emilia Ximenes Capozoli. Foram 4 oficinas de duas horas de duração por dia para uma média de 25 crianças por turma, com a presença do professor. No final de 2012 já havia realizado oficina básica de colagem para todas as professoras da escola.



As oficinas de colagem do Projeto Artistas do Futuro – metodologia 

Em um primeiro momento apresento as várias formas de expressão artística e procuro ilustrar como é que os pintores criam e produzem os seus quadros. Apresento às crianças os materiais básicos para a pintura: tela, pincel, tinta a óleo e cavalete.

Dentro da proposta lúdica de sempre, apresento, como exemplo de pintura, uma suposta “grande obra da pintura avaliada em cinco milhões de sorvetes de morango” pintada pelo “Tio Silvio em parceria com ele mesmo”.

Na sequência apresento fotos ampliadas de cinco obras célebres e peço que sejam observadas com atenção. Questiono sobre detalhes das mesmas, falando de cada uma das obras escolhidas e sobre seus autores. Procuro apresentar as obras às crianças fazendo com que elas tenham a sua forma particular de enxergar cada trabalho.


Mona Lisa – Leonardo da Vinci
O Retrato de Dora Maar – Pablo Picasso
Morro da Favela – Tarsila do Amaral 
Meninos Brincando – Cândido Portinari
Barco com Bandeirinhas e Pássaros – Alfredo Volpi


Releituras apresentadas como referência








Proponho, em seguida, que cada criança escolha uma entre as cinco obras apresentadas. Cada criança recebe uma reprodução fotográfica 15 x 10 cm da obra escolhida para recortar.

Finalmente proponho a colagem em papel cartão 240 gramas 15 x 15 cm, com a releitura da obra escolhida, interferindo na mesma com recortes de revistas. Peço ás crianças que escolham nas revistas: textura de fundo e figuras que gostem e que para elas tenham a ver com a obra. 

Alguns trabalhos produzidos nas oficinas de colagem realizadas nas Escola Vicente Camargo Fonseca 



Mona Lisa – Leonardo da Vinci









































O Retrato de Dora Maar - Pablo Picasso













Morro da Favela - Tarsila do Amaral










Meninos Brincando - Cândido Portinari


















Barco com bandeirinhas e pássaros - Alfredo Volpi 














Serão atendidas todas as escolas da rede municipal de ensino de Joanópolis. Para que os professores da rede municipal de ensino de Joanópolis possam dar continuidade ao projeto em sala de aula, recebem apostilas elaboradas por Lucia Helena Marques da Silva.



Lucia Helena Marques da Silva (S.Paulo-SP, 6/08/1952), psicanalista, pedagoga, musicista, formou-se em piano erudito pelo Instituto Paulista de Música. Cursou Matemática pela Universidade de São Paulo e Pedagogia pela Universidade Luterana. Atualmente é flautista da Orquestra Sinfônica Comunitária da Unicamp e da Banda Musical de Joanópolis. Defende a presença do fazer artístico em todas as etapas do desenvolvimento humano, para a contínua construção de novos olhares e novos significados desencadeados pelo processo de ampliação dos sentidos ao perceber-se o objeto artístico como a expressão de um alguém para outro alguém.

Reportagem da TV Globo Vanguarda sobre o Projeto Artistas do Futuro


Portal de Atibaia fala do Projeto Artistas do Futuro

Site da Prefeitura de Joanópolis

Mais fotos do Projeto Artistas do Futuro

Na Escola Vicente Camargo Fonseca

Na Escola Emilia Ximenes Capozoli

No Projeto Acolher

Site Silvio Alvarez

Contato Silvio Alvarez

2 comentários:

  1. Ótima iniciativa! Parabéns pelo trabalho com as releituras de obras de artes conhecida por todos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado :) Agradeço tua atenção!

    ResponderExcluir