terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Arte da Conscientização Ambiental


Há cerca de dois anos, descontente com o não aproveitamento do material que sobrava da minha produção como artista plástico de colagem, acabei por conhecer Dona Nêga, uma senhorinha de 70 anos que recolhe papelão e outros recicláveis aqui na cidade em que resido, Joanópolis, a 100km de São Paulo. Com o vigor de uma jovem de 18 anos, Dona Nêga complementa sua aposentadoria vendendo o material que recolhe à reciclagem. Pensei cá com meus botões: se ela sozinha faz tanto, se ela sozinha pode mudar toda uma realidade de vida, por que o mundo não pode?


O tempo passou e, ao julgar que poderia contribuir mais com ela e com o planeta, propus aos vizinhos que reunissem seus recicláveis em minha casa para assim repassa-los. Hoje são 7 residências que fomentam a iniciativa.

Como uma atitude positiva leva à outra, determinei que, a partir desse momento, a minha arte estaria para sempre associada à conscientização ambiental, ao estímulo do consumo consciente e do reaproveitamento dos materiais. Passei, então, a relacionar as minhas oficinas, para crianças de todas as idades, a esse conceito, classificando-as como atividade de arte e conscientização ambiental.

A resposta por parte do público, dos espaços culturais e das empresas mostrou que o caminho era esse. Foi dessa forma que também nasceu a idéia de propagar o conceito da colagem como ferramenta didática para a conscientização ambiental das futuras gerações.

Com a atividade lúdica de reaproveitar com arte conseguimos dizer tudo sem a necessidade de longos e cansativos discursos. Trabalhamos assim, junto à garotada, pais e professores, o que classifico como “reconceitualização do lixo”. Ao valorizarmos o que é descartado, passamos a pensar sua destinação adequada e a consumir com mais critério, naturalmente.



Oficina Pritt de Criatividade para cerca de 2.500 crianças e pais em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte - Fevereiro e março de 2011
Foto: Silvio Tanaka



Oficina para a Editora Abril no evento Planeta no Parque – Parque Ibirapuera, São Paulo
Janeiro de 2011 - Foto: Silvio Tanaka



Oficina para professores da rede municipal de Palmas - Tocantins – Junho de 2011


Oficinas para crianças no Planetário da Gávea durante a Rio+20 2012.



Oficina para alunos da Escola em Tempo Integral Dona Lindú, em Palmas – Tocantins
Junho de 2011



Oficina para alunos do curso de Pedagogia da FESB, em Bragança Paulista, SP
Maio de 2010 - Foto: Zé Goulart


Oficinas para alunos da Escola Bosque


Oficina para alunos dos cursos de Pedagogia e de licenciatura em Artes Visuais
da FAAT Faculdades, em Atibaia - Agosto de 2012. 




Oficina para professores na Universidade Estadual de Maringá  – Novembro de 2012

6 comentários:

  1. Sílvio, muito bom o post. Quem ainda não conhecia seu trabalho tem chance de compreender a tônica de seu funcionamento e claro, reverenciar os motivos de sua iniciativa. Parabéns.

    Gosto especialmente do conceito de "atividade de arte com conscientização ambiental". Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que passou essa mensagem, Tiffany. A idéia foi mesmo essa: um resumo do que é a minha proposta.

    Muitos já trabalham nesse sentido, mas penso que podemos intensificar o emprego desse conceito em todo o Brasil,para crianças de todas as idades.

    Penso também, "mirdemente" que meus quadros podem servir de estímulo para que todos sintam-se capazes de produzir algo com papel de revistas velhas. :D Agradeço tua atenção,viu.

    ResponderExcluir
  3. Silvio, admiro muito seu trabalho, nao apenas pela arte em si mas pelos conceitos que o sustentam! E mais: voce planta e cuida da plantacao, um dia vamos colher muito! Parabens pelo plantio!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigão! Sou muito grato por teu imenso apoio lá no comecinho quando ainda não sabia bem o que fazer com tantos recortes e com a minha vida, rs. Forte abraço :D

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa. Com certeza arte e sustentabilidade podem e devem andar juntas.
    Acredito que cada pessoa pode fazer um pouquinho para melhorar a vida neste planeta!
    Eu procuro sempre fazer minha parte. Não sei se você sabia, mas tem um projeto de lei (PL 38/2011) tramitando no Senado para fazer com que as fabricantes de veículos informem os consumidores a economia do carro e quanto produz de poluição. Achei bem interessante, assim poderemos consumir com mais consciencia.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço tua atenção, Fabio. É isso mesmo, cada um fazendo sua parte chegamos lá. Vamos em frente! :D

    ResponderExcluir